quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Teddy Vieira o compositor das eternas músicas sertanejas se estivesse entre nós faria hoje 88 anos


Teddy Vieira de Azevedo nasceu em Itapetininga em 23 de dezembro de 1922. Estudou nesta cidade, aqui recebeu a inspiração para compor as musicas sertanejas que se transformaram em troféus da musica brasileira pois todo brasileiro conhece as eternas composições de Teddy Vieira como o "Menino da porteira" "O João de Barro" alem de "Capelinha do Chico Mineiro, "Mutirão do Italiano", "Peão Cativeiro", "Preto de Alma Branca", "Partida de Boiadeiro", "Campeões da Paz", "Negrinho do Pastoreios", "Vingança do Caçador", "Sangue Gaúcho", "Bandereiros do Divino" e muitas outra musicas do nosso sertanejo. Após fazer os seus cursos primários em Itapetininga, transferiu-se posteriormente para São Paulo, onde deu continuidade aos estudos no Colégio João Kophe e Oswaldo Cruz. Foi funcionário público e já aos 22 anos passou a dedicar-se inteiramente à música. Foi diretor artístico sertanejo da gravadora Columbia lançando aí um grande número de duplas sertanejas de valor. Em 1958 apareceu a Chantecler e Teddy passou a integrar a nova gravadora. Teddy Vieira casou-se em Andradas MG com a senhora América Risso Azevedo, em 31 de maio de 1955 tendo um filho: Teddy Vieira Azevedo Filho. O famoso compositor, mesmo muito atarefado em São Paulo devidos aos seus compromissos, nunca esquecia da sua Itapetininga. O rancho, a pescaria no Rio Itapetininga era um dos seus lugares preferidos para horas e horas de tranqüilidade e as conversas com seus amigos na então calmas ruas da cidade era outra coisa que gostava de fazer. Sempre que podia estava visitando os seus parentes nesta cidade. Teddy Vieira Como defensor do folclore, pertencia ao Instituto Hostórico e Geográfico do Estado de São Paulo e alí teve participação ativa para o engradecimento da riqueza do nosso interior, dos costumes do sertanejo que através da musica foi divulgado para o Brasil inteiro e para o mundo. Teddy Vieira Infelizmente veio a falecer próximo a cidade que tanto amava. Um trágico acidente na Rodovia Raposo Tavares neste município, levou a vida deste grande compositor, grande homem, chefe de família, amigo de todos. Este lamentável acontecimento se deu no dia 16 de dezembro de 1965. Conta seus amigos de Itapetininga, que Teddy Vieira iria fazer um show com outros artistas em Santa Cruz do Rio Pardo, passaria por Itapetininga para rever parentes e amigos e depois prosseguiria viagem. Teddy Vieira tem o seu nome ligado a musica sertaneja no Brasil. Suas obras estão imortalizadas e jamais será esquecido. (texto extraído do site com seu próprio nome)

4 comentários:

José Lopes de Camargo disse...

Teddy Vieira gostava muito de BuriS.P, aqui ele vinha caçar e pescar e ficava hospedado na casas de parentes e escrevia suas músicas,me contou um conhecido dele que quando estava deitado na beira do rio estava pensando o que iria escrever.

Humberto ginezi disse...

Dizem que compos algumas musicas na chacara do sr Agenor Barboza,reduto bohemio entao em Santo Antonio do Jardim,vizinha de Andradas

david cavalheiro salem junior disse...

dia 17 de maio de 2015 sera imortalizado com uma estatua de tamanho natural na principal praça da sua cidade natal que tanto amava . David Cavalheiro Salem Junior.


Anônimo disse...

o cara foi bagua mesmo e ajudou muitos muito bom morreu mui cedo