quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Governo trabalha com mesmo empenho nas realizações em todos os setores da administração


Nesta quarta-feira (22/12) estamos divulgando mais uma parte do balanço das realizações da administração municipal em 2010. Até o final do ano, todas as pastas e órgãos municipais terão suas realizações divulgadas. Os dados disponibilizados irão, inicialmente, para as páginas das referidas Secretarias no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura, www.riopreto.sp.gov.br, e no dia 31 estará todo num único arquivo, que poderá ser acessado pelo menu da página principal dentro do item interesse público. Seguem abaixo os dados referentes às Secretarias de Assistência Social e Administração, mais a Empro –Empresa Municipal de Processamento de Dados. Uma mostra de como o governo trata com o mesmo cuidado e eficiência setores diferentes da administração.

Assistência Social reforça e 
amplia atendimento 

Ampliação do número de CRAS –Centro de Referência de Assistência Social de quatro para 13, implantações do CCI –Centro de Convivência do Idoso, da República do Idoso, do CAAS –Centro de Atendimento da Assistência Social no Poupatempo, do CREAS-POP –Centro de Referência Especializado de Assistência Social para a população em situação de rua, da Casa Aberta, em parceria com o Gada –Grupo de Amparo ao Doente de Aids, Serviço de Abordagem Social e da Casa de Apoio são alguns dos exemplos de como o município tem investido na sua rede socioassistencial. Os resultados estão expressos não somente no aumento de pessoas e famílias atendidas, mas principalmente pela qualidade dos serviços ofertados, o que tem proporcionado melhora na qualidade de vida de todos que estão envolvidos com os projetos e programas municipais da Secretaria de Assistência Social. A realização de busca ativa, fez com que houvesse um aumento de 50% nas unidades dos CRAS de atendimentos a indivíduos e famílias, o que proporcionou também um aumento de 70% no número de grupos de famílias participantes das atividades. Em média, cada Centro realiza 1,2 mil atendimentos por mês. No CREAS a média mensal é de 912 e no CREAS-POP de 1,2 mil. No CAAS são cerca de 730 atendimentos por mês. E no CCI passa de 2,5 mil atendidos por mês. Em 2010, 3.581 pessoas participaram dos cursos de qualificação profissional oferecidos por meio dos CRAS, como: culinária, panificação, informática, cabeleireiro, costura industrial, atendente de farmácia e estética facial. Nas oficinas culturais, também realizadas pelos CRAS, forma 1.651 pessoas que optaram por aulas de violão, teclado, bateria, balé e dança de salão. Também foram ampliadas as ofertas de vagas para os Programas Renda Cidadã de 1.135 para 1.335 e do Ação Jovem de 300 para 500. E o Bolsa-família fecha o ano com aproximadamente 6,2 mil beneficiários. Dentro dos projetos de integração, fortalecimento, protagonismo e socialização do CRAS foram realizados eventos como: “Retratos de Família” – trabalho desenvolvido com 49 famílias dos Programas Familiaridade e Ação Jovem. Foram realizadas reflexões para o resgate da identidade familiar. O trabalho foi apresentado ao público em evento realizado na Swift e numa Exposição Cultural, com fotos e depoimentos, realizada no Riopreto Shopping Center; “Vamos Brincar” – esse projeto de integração contou com a participação de pais e filhos que realizaram diversas atividades socioeducativas. Foram 500 participantes no total, que encerraram os trabalhos com um animado passeio ao Parque Ecológico-educativo Danilo Santos de Miranda; “Passeio ao CICC para a integração entre jovens e familiares com peça de teatro sobre “acidentes domésticos”, encenada pelos participantes do Programa Ação Jovem, e visita à 29ª Bienal de Artes Plásticas e Museu de Arte Moderna de São Paulo, também com participantes do Ação Jovem, com o objetivo de conhecer e vivenciar a produção e arte contemporânea e, assim, tomar contato com os diversos meios de expressão nas artes visuais de artistas do mundo inteiro. A ampliação dos serviços do CREAS significa melhoria no atendimento psicossocial, acompanhamento sistemático, grupos socioeducativos, oficinas culturais, cursos de capacitação profissional para adolescentes e inclusão nos serviços da rede socioassistencial. Para o idoso além do CCI, dos 14 Grupos da Terceira Idade, da oferta do Passe Cidadão, a Secretaria de Assistência implantou a República do idoso para acolhimento integral às pessoas que tiveram seus direitos violados. Para os idosos que participam dos grupos municipais, além das atividades cotidianas, foram mantidos e criados novos encontros de integração entre os participantes como: “Vem Dançar”, “Baile da Amizade”, “Baile de Gala”, “Noite Tropical”, “Miss e Mister Terceira Idade” e “Noite Feliz”. O Serviço de Abordagem Social trabalha com equipes distribuídas nos períodos da manhã, tarde e noite, durante todos os dias da semana, inclusive feriados. Elas fazem a abordagem em vias públicas de munícipes, migrantes e adolescentes em situação de rua ou em exploração sexual, ou em trabalho infantil. É feita a sensibilização para que essas pessoas aceitem ser encaminhadas à rede socioassistencial e órgãos de proteção. No Terminal Rodoviário, a equipe da Assistência trabalha basicamente informando e encaminhando os munícipes e migrantes para os projetos e serviços ofertados pelas políticas públicas do município. E a Casa de Apoio ao munícipe em situação de rua realiza em parceria com a FRAS –Fundação Rio-pretense de Assistência Social atendimento integral, psicossocial, de inclusão em cursos de capacitação, de resgate dos vínculos familiares, documentação pessoal e encaminhamento, quando necessário, para outros serviços da rede socioassistencial, bem como ao mercado de trabalho. A Casa Aberta atende adolescentes do sexo feminino que estejam envolvidas em situações de risco social. Entre tantas atribuições, a Secretaria de Assistência Social também realiza o serviço de monitoramento e avaliação das 26 instituições conveniadas, viabilização de procedimentos junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para o recebimento de recursos para instituições ou programas municipais, ampliação dos repasses para instituições que trabalham com profissionalização de adolescentes (São Judas, Arprom e Fulbeas), ações socioeducativas (Alarme) e pessoas com deficiência (Instituto dos Cegos e Proepad). A Secretaria promoveu ainda a informatização da rede de serviços da Assistência para ampliar e agilizar tomadas de decisão. Para que o trabalho desenvolvido tenha cada vez mais eficácia, os profissionais da Secretaria, mais técnicos e dirigentes de entidades conveniadas realizam periodicamente cursos de qualificação. Alguns que foram realizados em 2010: Políticas Sociais e Trabalhos com Famílias; /// Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social; /// Repasses ao Terceiro Setor: auxílio, subvenção e convênios; /// Gestão de Políticas de Assistência Social: avanços e desafios; /// Semana de Combate a Exploração Sexual de crianças e adolescentes; /// Coordenação e Organização Comunitária; /// Instrumentalização para o Trabalho Colaborativo em Comunidades; /// E Mobilização para a Captação de Recursos pelas Entidades. É em razão de todo esse trabalho e empenho que a Assistência Social continua tendo papel de destaque no município.  

Qualidade no atendimento, economia no
 gerenciamento  e reforma de capela
 são conquistas da Administração 

A Secretaria de Administração trabalhou em 2010 para melhorar ainda mais a relação entre os servidores municipais. Por ser uma pasta que presta serviços aos outros órgãos do governo, a Administração precisa de constante modernização e atualização. Sem esta agilidade, não seria possível prestar com qualidade os serviços relativos à política pessoal, material, transporte, protocolo, telefonia e zeladoria dos bens públicos. Tanto o Almoxarifado Central e o da Educação são de responsabilidade da Administração, que recebe e confere os materiais comprados e armazena e distribui conforme as requisições e cuida do preenchimento e encaminhamento das notas fiscais. Em 2010, implementou-se uma melhora na distribuição da alimentação escolar, fazendo com que os alimentos cheguem mais rápido até as escolas. A Secretaria de Administração implantou o Sistema de Controle de Acesso no Paço Municipal, que organiza a entrada dos visitantes e funcionários públicos municipais. Na portaria, foram instaladas três catracas eletrônicas que possuem leitores de impressão digital e magnética. No Departamento de telefonia, o gerenciamento das ligações e contratos corporativos com tarifas reduzidas ou a custo zero fizeram com que a Prefeitura economizasse cerca de R$ 7 mil mensais. Comprometida com o bem-estar dos servidores, a Secretaria conseguiu antecipar o pagamento da segunda parcela do 13º salário. O pagamento, de acordo com a lei, pode ser feito até 20 de dezembro. Porém, a administração municipal decidiu antecipar o benefício para o dia 30 de novembro, quando os 4.120 funcionários municipais também recebem o salário do mês. Com a medida foram injetados R$ 7.028.000,00 na economia do município. No mês de novembro, realizou-se XVII SIPAT –Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, desenvolvida pela Secretaria de Administração por meio do SEESMT –Serviço Especializado em Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho e a CIPA –Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. A Prefeitura Rio Preto, por meio da Secretaria de Administração, promoveu concurso público para o preenchimento de 321 vagas, de nível médio e superior. Foram oferecidas 300 vagas para agente administrativo; três para técnico em arquivo; 15 para analista fazendário; e três vagas para arquivista. O concurso foi dividido em duas partes. Inscreveram-se para a prova 25.530 candidatos. Na primeira etapa, os inscritos foram selecionados por meio de testes de conhecimentos específicos e geral. Na segunda, seguindo o que determina o Conselho Federal de Psicologia, os convocados passaram por avaliação das aptidões para o cargo e também física, conforme legislação de Segurança e Medicina do Trabalho. O funcionamento dos Cemitérios da Ressurreição, na Vila Ercília, e São João Batista, no Jardim Aeroporto, foi ampliado no Dia de Finados devido ao Horário de Verão. O público pôde fazer visitação das 6 às 19 horas. Para receber os visitantes, a Prefeitura executou melhorias em todos os cemitérios, inclusive nos dos Distritos. Os locais foram limpos e receberam pintura nas fachadas, bancos e sarjetas, além de reparos em torneiras e troca de lâmpadas. No Cemitério da Ressurreição flores também foram plantadas. No São João Batista a sinalização de solo foi refeita. O Cemitério de Schmitt recebeu ainda pintura nos muros e portões e a instalação de mais duas torneiras. Já o de Talhado teve reforma em bancos e na Capela. Foram feitos 335 sepultamentos no cemitério da Ressurreição e 1.493 enterros no São João Batista até o dia 15 de dezembro. A Capela Nossa Senhora das Dores, que estava em estado precário de conservação, passou por reforma completa. A Prefeitura investiu R$ 92 mil nas obras, que começaram a ser feitas no final de fevereiro deste ano. A Capela fica no Cemitério da Ressurreição, mais conhecido como da Ercília.  

Empro melhora suporte tecnológico
 aos órgãos públicos 

A Empro – Empresa Municipal de Processamento de Dados, criada em 1996, trabalha na gestão de tecnologia da Prefeitura. A empresa pública é a grande provedora de ferramentas de comunicação e tecnologia que aproximou ainda mais os órgãos públicos municipais da população, levando serviços mais eficientes e maior qualidade de vida aos rio-pretenses. Mais uma vez, em 2010, a Empro consolidou-se como referência no setor, prestando serviços a grandes clientes além da Prefeitura, com know-how em gerenciamento e geoprocessamento. A Empro é importante peça na instalação do Parque Tecnológico em Rio Preto e durante todo o ano de 2010 técnicos da empresa municipal participaram de reuniões e seminários para discutir o tema. Este ano, a Empro realizou concurso com vagas para Assistente Técnico Administrativo I, Técnico de Suporte I, Analista de Suporte I e Analista de Sistemas I. No total, 1.006 candidatos disputaram as vagas. O concurso serviu para preencher vagas e fazer uma lista de reserva. Praticamente toda a troca de informações entre a comunidade e os órgãos públicos de Rio Preto passa, de alguma forma, pelos trabalhos desenvolvidos pela Empro, que melhorou em 2010 o fluxo e a velocidade de troca de informações. Responsável direta pela aplicação e gestão de soluções tecnológicas para a administração municipal, a Empro estruturou a Infovia Rio Preto, uma rede de comunicação que interliga mais de 200 unidades pertencentes à Prefeitura de Rio Preto, como Unidades de Saúde, escolas, Secretarias e Autarquias. A infraestrutura da rede é composta por um anel de mais de 50 quilômetros de fibra ótica e torres de conexão wireless (internet sem fio), que atendem localidades remotas, locais onde a fibra óptica não chega. A Infovia Rio Preto é parte do projeto Cidade Digital, idealizado pela Empro. O projeto contempla ações apoiadas em três pilares: Infraestrutura, com a expansão tecnológica de hardware e software que dá suporte às unidades municipais, Governo Eletrônico, com ações para organizar e controlar a máquina administrativa, interagindo-a com o cidadão, e Inclusão Digital, que conta com projetos que oferecem acesso gratuito das novas gerações à tecnologia.

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