sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Secretaria de Cultura iniciou neste mês o projeto “Orquestra de Cordas de Rio Preto”


A Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto iniciou neste mês o projeto “Orquestra de Cordas”. Formada por instrumentos de cordas friccionadas e teclado, conta com a participação de 23 músicos. O objetivo é resgatar valores sociais e despertar nos jovens o interesse pelo fazer e o saber cultural. O projeto tem parceria da Faperp - Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto. Participam da Orquestra jovens entre 15 e 25 anos. Dos 23 músicos, 12 são violinistas, seis violistas, três violoncelistas, um contrabaixista e um pianista. As aulas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo são ministradas pelo maestro Saulo Schneck e as de músicas de Câmara pelo pianista Flávio do Amaral. Os ensaios e as aulas são aos sábados, no Núcleo Municipal de Artes Roberto Farath, no Jardim Soraya. O projeto tem a coordenação de Eunice Dumbra. A “Orquestra de Cordas” é resultado da antiga “Orquestra Jovem de Rio Preto”, que pelo projeto da Faperp, “Música pra Gente”, foi contemplada pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura, no ano de 2005, e possibilitou pesquisas e intercâmbios culturais aos integrantes, por meio de equipamentos adquiridos pelo programa. Desde sua criação, em 1999, cerca de 80 jovens já passaram pela Orquestra. Atualmente, vários integrantes, que participam do projeto desde o início, estão inseridos no mercado de trabalho. Outros seguiram estudo na área de música em grandes universidades estaduais. 
Histórico
Em 1999, o maestro Saulo Schneck idealizou o Projeto Escola Jovem de Rio Preto, ministrando aulas de instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) no antigo Núcleo de Ensino Musical, hoje Núcleo Municipal de Artes Roberto Farath. Uma das matérias da grade curricular do curso de música, intitulada “Prática de Orquestra”, deu início às atividades de uma Orquestra, que passou a estudar em seu repertório arranjos da nossa música popular de autores como Caetano Veloso, Luiz Gonzaga, Milton Nascimento e outros. Aos poucos, com o crescimento técnico musical dos integrantes da Orquestra, foram incluídas no repertório peças elaboradas a partir do nosso folclore, com arranjos do Maestro Ernest Mahle e de compositores como Bella Bartók, Villa-Lobos, Haydn, Mozart, Corelli, Bach e outros.

 Fechamento Museus

A Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto informa que a partir desta segunda feira (18/10) o Museu de Arte Primitivista “José Antônio da Silva”, o Museu Histórico e Pedagógico “Dom João VI”, a Pinacoteca Municipal, as Salas Cascatinha e Inhana e Cláudio Malagoli, localizados no 2º andar do Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão, estarão fechados para a visitação. O local ficará fechado para a montagem do 3º Salão de Artes Plásticas, que será realizado de 29 de outubro a 27 de novembro.

Nenhum comentário: