terça-feira, 15 de junho de 2010

Aumentam os casos de violência contra os idosos

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso, nesta terça-feira (15/6), a Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, divulga levantamento que aponta que a violência contra a terceira idade no município aumentou 19% em 2009 em relação a 2008. O estudo foi baseado nas notificações registradas pela área de abrangência das residências das vítimas. Entre os casos notificados, a negligência por parte de familiares predomina, sendo responsável por 52% dos casos no ano passado. Também foram consideradas na pesquisa agressões físicas, psicológicas, sexual, financeira e até as tentativas de suicídio. Em segundo vêm as notificações de violência física, que respondem por 33% das notificações, seguida da psicológica, com 25%. Em relação ao sexo da vítima, os homens são as maiores vítimas da violência, representam 56% dos casos. Já as mulheres, 44%. Segundo a coordenadora técnica de Vigilância em Violência, a psicóloga Rita Villela Mendonça, o maior número de casos de violência contra o idoso não reflete necessariamente o crescimento desse tipo de notificação. “O aumento pode ser atribuído a maior visibilidade do problema pelos profissionais de saúde que foram capacitados para detectar precocemente o problema e principalmente como pela sociedade de forma geral, que passou a denunciar os casos”, afirma. De acordo com a pesquisadora, a negligência, por exemplo, ocorre principalmente entre pessoas que se encontram em situação de dependência ou incapacidade. “É uma das formas de violência contra os idosos mais presentes no nosso País e também em nosso município”, afirma a coordenadora. A psicóloga afirma que se a negligência ainda pode se refletir na falta de cuidados de higiene ou deixar de oferecer os alimentos e medicamentos na hora certa. “A família que não leva o parente idoso às consultas médicas, submete o idoso a condições desumanas ou degradantes, privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, ou abandonando-o em hospitais, casas de saúde e entidades de longa permanência”, diz. A região do município em que predominam as notificações de agressões é a da UBS Santo Antônio, na região norte do município, que responde por 13% dos casos notificados. Em seguida vem a UBSF de Engenheiro Schmitt, com 11% das notificações. Com 7% de notificações cada, estão em terceiro lugar a UBS Central, UBSF Jardim Americano e UBSF Gonzaga de Campos.

Promoção da Saúde
Para minimizar o impacto da violência sobre os cidadãos que procuram as Unidades de Saúde, a Secretaria capacitou os profissionais da rede das diretorias de Atenção Básica, Atenção Especializada, além de Urgência e Emergência, para a detecção precoce e a notificação dos casos de violência doméstica, sexual e outras atendidas na rede pública de saúde. “Também foi implantado sistema de informação que possibilita a produção do conhecimento das diversas formas de violência e acidentes para dimensionar o impacto na vida das pessoas e nos serviços de saúde, bem como para subsidiar ações de enfrentamento do problema”, afirma a coordenadora técnica. Outra ação foi a criação de fluxos de encaminhamento e atendimento das vítimas, por meio do implemento da rede de cuidado de atenção integral às pessoas em situação de violência, articulada com outras secretarias e redes sociais. “No momento está em fase de finalização a elaboração do Protocolo de Classificação de Risco para as situações de Vulnerabilidade e Risco pra Violência”, diz Rita Villela.

Serviços prestados pelo município

Assistência Social
Centro-Dia
A família leva pela manhã o idoso para passar o dia na instituição e busca no final da tarde
Lar Esperança
Rua Edson Pupin, 65 - Santo Antônio – Telefone (17) 3236-7715
Lar São Vicente de Paula
Rua Fernão Dias Paes Leme, 414, Vila Maceno – Telefone (17) 3224-6435
Grupos da Terceira Idade
Promovidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Informações pelo telefone (17) 3212-7933
Centro de Referência da Assistência Social - Atividades realizadas uma vez por semana, no período da tarde, como artesanatos, palestras, bingos, Lian Gong, esportes, bailes e passeios culturais.
Atividades físicas
- Academia para Todas as Idades (ATIs)
- Caminhada
- Capoeira
- Escola da Coluna
- Liang gong
Saúde
Encontros e cursos para familiares “cuidadores” de idosos
Organizados pela Secretaria da Saúde, os cursos e encontros capacitam as pessoas a cuidarem dos idosos. Informações no Núcleo de Educação da Secretaria da Saúde, pelo telefone (17) 3216-9766 (Ramais 9748/ 9777)
Serviço de Atendimento Domiciliar Especializado (SADE)
Atendimento domiciliar de pessoas que têm dificuldade de locomoção comprovada. Equipe com médico, cirurgião-dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem, nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta. Informações pelo telefone (17) 3226-7382
Onde denunciar casos de violência doméstica contra idosos
- Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Rua José Polachini Sobrinho, 575 - Vila Sinibaldi
Telefone (17) 3227-2520
- Delegacia do Idoso
Rua Generosa Bastos, 3.333 – Redentora
Telefones (17) 3231-0606 | 3231-0599

Nenhum comentário: