sábado, 18 de abril de 2009

Pedro Demonte – 40 anos de saudades e A Página da Vida do dia 18/04/2008











A PÁGINA DA VIDA DO DIA 18 (SEXTA-FEIRA)
DO MÊS DE ABRIL DE 2008

LOBATO POR LOBATO - PEDIDO DE UM AMIGO, MONTEIRO LOBATO FORNECEU AS SEGUINTES NOTAS BIOGRÁFICAS - “Nasceu em Taubaté, aos 18 de abril de...1884 ( na verdade 1882). Mamou até 87. Falou tarde, e ouviu pela primeira vez, aos 5 anos , um célebre ditado : ‘Cavalo pangaré /Mulher que ... em pé/Gente de Taubaté/ Dominus libera me’.Concordou. Depois teve caxumba aos 9 anos . Sarampo aos 10. Tosse comprida aos 11. Primeira espinhas aos 15. Gostava de livros . Leu Carlos Magno e os dozes pares de França, O Robinson Cruzoé, e todo Julio Verne. Metido em colégio, foi um aluno nem bom nem mau-apagado. Tomou bomba em exame de português, dada pelo Freire. Insistiu. Formou-se em direito, com um simplesmente 4 ano- merecidíssimo. Foi promotor em Areias, mas não promoveu coisa nenhuma. Não tinha jeito para chicana e abandonou o anel de rubi ( que nunca usou no dedo, aliás). Fez-se fazendeiro. Gramou café a 4.200 a arroba e feijão a 4.000 o alqueire. Convenceu-se a tempo que isso de ser produtor é sinônimo de ser imbecil e mudou de classe. Passou ao paraíso dos intermediários . Fez-se negociante, matriculadíssimo. Começou editando a si próprio e acabou editando os outros, escreveu uma tantas lorotas que se vendem – Urupês, gênero de grande saída, Cidades mortas, Idéias de Jeca Tatu, subprodutos, Problema Vital, Negrinha, Narizinho, pretende ainda publicar um romance sensacional que começa por um tiro: - Pum ! É o infame cai redondamente morto.... Nesse romance introduzirá uma novidade de grande alcance , qual seja, a de suprimir todos os pedaços que o leitor pula. Particularmente, não faz nem entende de versos , nem tentou o raid a Buenos Aires . Fisico : lindo !”A novela Semanal, São Paulo, n. 1, 2 de maio 1921.( texto extraído do livro Monteiro Lobato , furacão na Botocúndia).

HOJE, DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL - Hoje é o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi instituída em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato. O escritor, conhecido mundialmente pelas histórias do Sítio do Picapau Amarelo, era um visionário para sua época e lutou muito para ampliar a leitura no Brasil. Nasceu em 1882 numa vila de Taubaté, onde hoje é a cidade Monteiro Lobato. Em São Paulo formou-se em direito e deu início a vários projetos ambiciosos, entre eles uma gráfica e diversos projetos editoriais, a maioria com foco na literatura infantil. Sofreu com as crises econômicas da época e com fortes perseguições do governo Vargas, fez duras críticas e criou a personagem Jeca Tatu com denúncias sociais embutidas nas suas histórias. Entre tropeços financeiros e sucessos literários morreu em 1948 deixando muito mais que um legado editorial e didático (veja abaixo sua bibliografia): foi um nacionalista que sempre sonhou com um Brasil alfabetizado e justo. É de Lobato a célebre frase “Um País se constrói com homens e livros”.

RECEITA DE CALDO DE MILHO – Com duas digitalizações , uma do prato principal e outra da receita, fechei a página do dia 18 de abril do ano passado e esta receita é ideal para estes dias frios que virão. Confira

Nenhum comentário: