terça-feira, 17 de março de 2015

Estrelas dos Rodeios desembarcam na Expo RP


Uma das grandes novidades da 54ª Exposição Agropecuária de São José do Rio Preto, que está sendo realizada no Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”, é a 1ª Exposição Nacional de Touros de Rodeio. O público que for até o recinto poderá entrar em contato com touros consagrados nas arenas de rodeio, tanto aposentados como em atividade. Entre eles, os touros Mistério, Cama de Gato, Prato do Dia, Britânico e Agressivo, da Cia. Paulo Emílio. Eles estão em baias individuais para visitação e contemplação.
A iniciativa é a da ABTR - Associação Brasileira dos Criadores de Touros de Rodeio, fundada em 25 de Fevereiro de 2014, com sede no Município de São José do Rio Preto. A ABTR tem como compromisso, os bons tratos aos animais (Touros de índole de Pulo).
Rodeio
A Expo, este ano, irá realizar três dias de rodeios com os melhores touros da atualidade. Na sexta-feira, a partir das 16 horas, os cowboys vão subir nas estrelas das arenas para uma demonstração. No sábado, às 15 horas, acontecerão as provas funcionais com os robôs cowboys. A competição está valendo R$ 15 mil reais em prêmio. No domingo, a partir das 15 horas, acontecem as últimas apresentações de rodeio na arena montada no recinto.
Leilão
Amanhã, dia 18, às 14 horas, no Leilão Anísio Haddad, serão oferecidos touros de rodeio. É o 2º Leilão Astros das Arenas, com animais jovens e fêmeas, com genética de pulo. O evento faz parte da Expo 2015.
Palestras
Com foco no bem estar do touro de rodeio, a Expo vai realizar, no Recinto, três palestras. Dia 19, às 15 horas, palestra sobre Saúde Animal: Cascos, Verminose, Moscas e Carrapatos. Dia 20, às 15 horas, palestra sobre Nutrição Animal: Suplementos e Aditivos de Alta Performance, Antibióticos e Anti-inflamatórios.  Dia 21, às 9 horas, palestra sobre Lesões em Touros de Rodeio: Tratamento e Recuperação.
Atletas de peso - Touros recebem tratamento especial
Alimentação balanceada com vitaminais e aveia especial, cuidados com o casco, piso dos transportes emborrachado, veterinários à disposição, entre outras, são algumas regalias que os “touros de rodeio” recebem diariamente. Toda essa atenção faz parte do treinamento para esses atletas de peso competir em etapas em todo o país. O cuidado com a saúde e o bem-estar desses animais vem em primeiro lugar.
Para os donos de boiadas, os touros são muito mais do que atletas valiosos. São animais de estimação. “Conheço cada um dos meus animais. Perfil, índole, o que gosta ou não. Os touros são criados com o maior cuidado e carinho possível em minha companhia. Sem eles, não haveria o esporte de montaria, os rodeios e muitas outras coisas relacionadas ao mundo country”, explica Paulo Emílio Marques, dono da Cia. Paulo Emílio.
O plantel da Cia. de Rodeio Paulo Emílio é considerado um dos melhores do país, tendo destaque, inclusive, no exterior. A qualidade dos atletas de peso vem do tratamento especial. A rotina deles começa logo pela manhã com caminhadas no redondel, estrutura de ferro circular que funciona como uma esteira, com velocidade média de seis quilômetros por hora, trabalhando a musculatura e o controle de peso. Logo depois, eles são alimentados com ração especial, silagem de milho e aveia.
Os animais passam constantemente por avaliações veterinárias, especialmente depois de competições, onde são avaliados a saúde do animal, peso, lesões e combate a doenças.
A Montaria em Touros é regulamentada por duas leis federais: a 10.220, que equipara o caubói de rodeio a atleta profissional, e a 10.519, que dispõe sobre a fiscalização da defesa sanitária animal, que leva em consideração o transporte de animais, a presença de médico veterinário habilitado, atestado de vacinação contra febre aftosa e outras doenças, além de infraestrutura que garanta a integridade física de todos os animais em cada evento. Quando os touros chegam à competição, todos são verificados. Se houver algum problema, algo de anormal, ele é tratado e retirado da competição.
Touros que a Cia. Paulo Emílio está levando para a Expo Rio Preto 2015: Agressivo (o mais temido pelos peões) e Britânico (um dos animais mais fortes dos rodeios).
PERFIL DO AGRESSIVO
Qual a idade do Agressivo?
O Agressivo tem 11 anos.
Quanto pesa?
900 kg
Quanto vale?
Não há valor de mercado. O proprietário não possui interesse em vendê-lo.
Ele tem algum tipo de premiação?
Touro do Ano 2010; Melhor Touro de Barretos 2010; 2ºMelhor Touro de 2011; 13 fivelas de Melhor Touro em competições pelo país.
Como vive esse animal: junto ou apartado dos demais?
O Agressivo é de poucos amigos, por ser considerado um “líder” entre os animais. Ele fica em um pasto afastado dos demais touros; são poucos os que convivem com ele no mesmo espaço. Um detalhe interessante é que, a pastagem onde ele fica é a mesma onde ficava o touro Bandido.
Qual a raça dele?
Touro Agressivo é um cruzamento de nelore com charolês.
Quanto vale um touro com essas características?
Os passes desses atletas de peso variam muito, dependendo de idade, resultados, premiações, etc. Bons touros hoje são avaliados em mais de R$ 50 mil.
Qual é a alimentação, a rotina dele (desde o nascer do dia até a noite)?
Agressivo tem vida de atleta profissional. Na fazenda onde é criado, recebe tratamento especial, alimentação balanceada, treinamento individual, atendimento médico periódico, período de descanso pré-determinado e uma equipe de profissionais que está sempre à disposição.
Ele é alugado para os rodeios? Quanto custa ter uma estrela dessas num rodeio?
Não divulgamos valores, até porque, os custos são variáveis.
Por que ganhou esse nome? Ele é muito bravo mesmo?
Pela índole do animal dentro da arena e entre outros animais. No cotidiano, é um animal considerado dócil.
Ele costuma derrubar quantos por cento dos peões que montam nele?
Nos torneios que participa da PBR Brasil, o Agressivo está invicto há 4 anos. Foram mais de 35 competidores desafiados. Competidores como os campeões brasileiros Edevaldo Ferreira, Elton Cide, Thiago Paguioto e Edimundo Gomes, além do campeão mundial Renato Nunes são alguns dos nomes que foram vencidos pelo touro. Paulo Lima e Elton Cide foram os que chegaram mais perto de quebrar o tabu.
Ele tem alguma característica especial quando pula?
Talvez o touro mais próximo da perfeição, por ser um animal diferenciado, que consegue preencher todos os quesitos em um espaço muito pequeno, coisa que outros animais não conseguem. Ele não faz o mesmo tipo de saída e ainda é capaz de alterar a direção do pulo em segundos, dificultando para o competidor fazer uma leitura desta ação.
Tem sêmen dele à venda? A cobertura de um animal desse é negociável? Tipo: um fazendeiro que tenha uma vaca e queira cruzar com o Agressivo, existe essa possibilidade?
Existem doses de sêmen dele à venda, como também de outros animais do plantel. A cobertura é a coleta de sêmen, e pode ser negociável. Para isso, fazemos um estudo de genética da vaca para podermos gerar animais aptos ao esporte.

54ª Exposição Agropecuária
 de São José do Rio Preto
Data: de 12 a 22 de março
Local: Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”
Leilão Astros das Arenas
Data: 18/3/2015
Horário: 14 horas
Local: Recinto de Leilão Anísio Haddad
Palestras
Dia 19 – às 15 horas: Saúde Animal
 Dia 20 – às 15 horas: Nutrição Animal
Dia 21 – às 9 horas: Lesões em Touros de Rodeio
Rodeios
Dia 20 – às 16 horas
Dia 21 – às 15 horas
Dia 22 – às 15 horas

Nenhum comentário: