segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Rio Preto participa de lançamento do sistema Urubu


A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente realiza neste sábado (15/11), a partir das 9 horas, uma ação no Bosque Municipal para lançar o aplicativo Urubu. Trata-se de um aplicativo para celular idealizado pelo biólogo Alex Bager, da Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais. O dia nacional para divulgar o aplicativo está sendo organizado pela SBZ – Sociedade Brasileira de Zoológicos e está sendo chamado Dia Nacional de Urubuzar.
Nesta data (15/11) o Bosque Municipal de Rio Preto vai receber os visitantes com uma tenda e monitores para explicar como usar o celular para ajudar a evitar mais atropelamentos de animais silvestres. A veterinária Maria Paula Beltran Alcazas, explica que dados nacionais indicam que 450 milhões de animais são atropelados nas rodovias brasileiras por ano.
A maior parte dos atropelados são animais pequenos: 390 milhões de sapos, pererecas, roedores, pássaros e outras aves. Os acidentes com bichos de médio porte somam 55 milhões (gambás, furões, jaritatacas, lebres, jiboias, jabutis, macacos, tatus e aves maiores, como anu-branco, pombas, corujas e gaviões).
Nesse dia Rio Preto vai colocar membros da equipe técnica e estagiários do zoológico, professores e alunos dos curso de Medicina Veterinária da UNIRP, assim como profissionais da área da cidade para orientar sobre o aplicativo e oferecer mais informações à população nesta, que pretende ser, uma das maiores campanhas de conservação da vida. 
“Esperamos mobilizar cerca de 2 mil pessoas da comunidade de São José do Rio Preto  e região”, avalia Maria Paula. Este dia terá dois grandes objetivos: divulgar o problema do atropelamento de fauna selvagem no Brasil e mostrar que cidadão pode colaborar na redução deste impacto utilizando o Sistema Urubu.
O Urubu Mobile visa ajudar a registrar os casos de mortes de animais nas estradas e servirá de referência quando for planejada a expansão ou construção de estradas. Com isso, será possível tomar cuidados para evitar que mais animais sejam vítimas dos carros e caminhões.
Para usar é só baixar gratuitamente e usar para fotografar animais silvestres mortos na estrada. A análise de todas as fotos enviadas vai ajudar a identificar onde estão acontecendo mais atropelamentos no país, e assim podem ser propostas medidas para amenizar essas ocorrências.
A ação deste sábado conta com a adesão de zoológicos de todo Brasil.

Nenhum comentário: