segunda-feira, 4 de agosto de 2014

São José do Rio Preto terá a partir de hoje dois novos postos de coleta de leite humano


 A partir desta segunda-feira (4/8), São José do Rio Preto ganha dois novos postos de coleta de leite humano – um no Hospital Materno Infantil, anexo ao Hospital de Base e outra na Santa Casa de Misericórdia. Agora, o município passa a ter três serviços à disposição da população, o Banco de Leite Humano, serviço administrado pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Unimed, e as duas novas salas.
A inauguração dos novos serviços, que também tem apoio do Conselho Municipal de Saúde, faz parte da programação da 16ª edição da Semana Municipal de Aleitamento Materno, iniciada no último sábado e que tem por objetivo incentivar a amamentação no município.
No Hospital Materno Infantil, serão três cadeiras para acomodar as mães, duas bombas de ordenha e um freezer para armazenar o leite, com capacidade média de 15 litros – cada frasco comporta cerca de 500ml. Semanalmente, o material será enviado ao Banco de Leite Humano do município, onde será pasteurizado e depois retornará ao HCM para o aleitamento das crianças internadas na UTI Neonatal.
Já na Santa Casa de Misericórdia serão duas poltronas, uma máquina de ordenha, além de estrutura com área de higienização, armários e poltronas para guardar os bens das doadoras. “Caso a mãe esteja com o bebê também teremos apoio com bercinho para a criança”, afirma a enfermeira responsável pelo serviço, Nathascha Gerosa Perroni.
Segundo a diretora de Atenção Especializada, Diene Trajano, nos postos de coleta dos hospitais, as mães que têm bebês internados serão o público alvo, pois com o serviço ‘in loco’ deverá facilitar a alimentação do bebê internado e também auxiliar outras crianças que estejam na mesma situação.
“Podem doar leite mulheres que estejam amamentando, tenham leite excedente e estejam em boas condições de saúde”, orienta. Porém, antes da doação, são solicitados às doadoras exames como HIV, Sífilis, além de hepatites virais. 
Após a coleta, o leite é submetido a exames específicos, como, por exemplo, valor calórico e acidez. Depois de feitas as análises, o produto é pasteurizado no próprio Banco e as amostras são enviadas ao Instituto Adolfo Lutz para exame bacteriológico e, somente após os resultados, o leite é liberado para o consumo dos bebês. O produto tem validade de seis meses após congelado.
O leite doado é disponibilizado para bebês prematuros, de baixo peso, que não sugam, portadores de imunodeficiência, com problemas no aparelho digestivo ou quando a mãe, por algum problema de saúde, não pode amamentar o filho.
O Banco de Leite Humano de Rio Preto está localizado na avenida dos Estudantes, 1.886, no Jardim Aeroporto. De segunda a sexta-feira, o serviço funciona das 7 às 17 horas e aos sábados das 8 às 14 horas. O telefone para informações é o (17) 3214-3422.
Semana
A programação da 16ª edição da Semana Municipal de Aleitamento Materno continua nesta segunda-feira, dia 4/8, das 19 às 22 horas, será realizado o 1º Simpósio de Aleitamento Materno, com palestras sobre amamentação, que será realizado no anfiteatro Fleury, com inscrições no local.
Já nesta terça-feira, dia 5/8, a partir das 19 horas, acontece palestra para profissionais de saúde no anfiteatro da Unimed, na avenida Bady Bassit, com temática voltada à terceirização da infância e o desmame precoce. O palestrante será o médico José Martins Filho, da Unicamp.
Na quarta-feira, dia 6/8, serão realizadas orientações às mães doadoras de leite, no Banco de Leite Humano, a partir das 9 horas. Durante a semana, as 26 unidades de saúde do município também vão realizar ações de orientação sobre aleitamento materno na sala de espera, além de distribuir material educativo sobre aleitamento.

Nenhum comentário: