terça-feira, 19 de agosto de 2014

Meio Ambiente faz feira de troca de livros


A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, realiza na próxima quarta-feira (27/8), das 8 horas ao meio-dia, no Lago 2 do Parque da Represa, a I Feira de Troca de Livros.
O objetivo é estimular a leitura sem necessidade de adquirir o livro. A iniciativa atende uma das diretivas do programa Município VerdeAzul, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado, dentro do projeto Cidade sustentável. “Queremos estimular o consumo consciente”, explica o biólogo Alexandre Carmo, responsável pelo projeto.
Poderão ser trocados livros, CDs e DVDs, mas apenas de ficção. Não serão aceitos livros didáticos e paradidáticos. A troca é aberta a todos os interessados e será monitorada por funcionários da Secretaria de Meio Ambiente.
São José do Rio Preto é uma cidade certificada com o selo Verdeazul: está em 13º lugar no ranking entre as cidades com até 500 mil habitantes. A 1ª colocada no Estado é Sorocaba, a 2ª é Novo Horizonte e a 3ª Jundiaí.   O objetivo do programa VerdeAzul é estimular as cidades a investirem nas questões ambientais. Os municípios que obtém melhor desempenho tem privilégio na liberação de verbas por parte do Estado.
A definição do selo verde passa por três etapas: primeiro o município protocola as informações, depois manda o relatório comprovando as ações informadas e por último os técnicos da Secretaria estadual avaliam e anunciam as mudanças no ranking. O resultado do projeto é divulgado em dezembro. “Este ano temos chances de subir no ranking devido aos investimentos em rearborização e recuperação de nascentes e matas ciliares, entre outras ações”, destaca o secretário de meio ambiente, Clinger Gagliardi.

 Confira as 10 diretivas que devem 
ser atendidas para obter o selo:

1- Esgoto tratado - Realizar a coleta e o tratamento de esgoto doméstico;
 2. Lixo Mínimo - Eliminar lixões e promover a coleta seletiva e a reciclagem;
3. Mata Ciliar - Ampliar e recuperar as matas ciliares existentes;
4. Arborização Urbana - Planejamento e gestão de áreas verdes municipais;
5. Educação Ambiental - Estabelecer programa de educação ambiental na rede de ensino municipal.                   6. Habitação Sustentável - Desenvolver ações estratégicas com conceitos de sustentabilidade em obras e outras atividades municipais;
7. Uso da Água - Implantar programa municipal contra o desperdício de água e estimular a articulação com políticas públicas já existentes;
8. Poluição do Ar - Auxiliar nos programas voltados à qualidade do ar;
9. Estrutura Ambiental - Criar órgão municipal de meio ambiente;
10. Conselho de Meio Ambiente - Constituir o Conselho de Meio Ambiente paritário e deliberativo, envolvendo a comunidade local.

Nenhum comentário: