sábado, 23 de agosto de 2014

Eleição para conselheiros tutelares suplentes será neste domingo


Acontece neste domingo (24/8), a eleição de candidatos a conselheiros tutelares suplentes de São José do Rio Preto. As urnas estarão disponíveis para votação a partir das 8 horas, em duas escolas da rede municipal: Wilson Romano Calil e Prof. Oscar Arantes Pires. A votação vai até às 17 horas. A apuração acontecerá na Câmara Municipal de Rio Preto, no mesmo dia.
Para votar, os eleitores devem comparecer aos locais de votação munidos do título de eleitor e documento de identidade, com foto. Em cada escola haverá duas urnas.
“O eleitor de cada localidade receberá uma cédula de votação, com os nomes dos candidatos para Região Sul ou da Região Norte, de acordo com o local de votação em que ele estiver”, explica a presidente da Comissão organizadora do pleito e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – Carla Ávila.
Concorrem ao pleito, 10 candidatos a suplentes para Região Sul e nove para a Região Norte. O mandato tem duração até dezembro de 2015.
Cerca de 30 pessoas estarão trabalhando para a realização da eleição, durante todo o dia. Após o termino da votação, as urnas serão levadas à Câmara Municipal, onde acontece a apuração, a partir das 18 horas. Um fiscal de cada região (Sul e Norte) irá acompanhar a contagem das cédulas. Os candidatos serão classificados por ordem de votos recebidos.
A primeira fase do processo seletivo foi realizada pela Faperp – Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Rio Preto - e constou de prova escrita e avaliação psicológica. O processo tem apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Ministério Público, por meio da Vara da Infância e Juventude.
O conselheiro tutelar tem por atribuição assegurar, a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes, conforme determina o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente e a Constituição Federal. São quesitos imprescindíveis aos candidatos: ter idade superior a 21 anos; não ter antecedentes criminais; residir no município há mais de três anos; ter ensino médio completo; e, estar em gozo dos direitos políticos.

 Eleição dia a 24/8
Horário: das 8 às 17 horas
Locais:
Eleição de Conselheiros Suplentes para a Região Sul - Escola Municipal Prof. Oscar Arantes Pires - rua Imperial 569 – Vila Imperial
Eleição de Conselheiros Suplentes para a Região Norte
Escola Municipal Wilson Romano Calil - Av. Alberto Olivieri, 2695 – Jardim Anielli

Nenhum comentário: