terça-feira, 3 de junho de 2014

Hoje 3 de junho é dia do Aniversário da ECO-92


A II Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (conhecida como Cúpula da Terra ou Eco-92) foi realizada no Rio de Janeiro, de 3 a 14 de junho de 1992. Contou com 178 delegações de países e a presença de 115 chefes de Estado e mais de três mil participantes, entre técnicos, cientistas e jornalistas. 

A I Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento considerada como o principal evento que deu início ao movimento ecológico internacional, realizou-se em Estocolmo, Suécia, em 1972. Em 1992, a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu realizar a II Conferência. O Brasil candidatou-se a sediá-la, pois também se preocupava com a causa ecológica.
A II Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (conhecida como Cúpula da Terra ou Eco-92) foi realizada no Rio de Janeiro, de 3 a 14 de junho de 1992. Contou com 178 delegações de países estrangeiros e a presença de 115 chefes de Estado e mais de três mil participantes, entre técnicos, cientistas e jornalistas. Esse evento repassou tudo o que ocorreu desde 1972, até compromissos firmados anteriormente, como, por exemplo, o de Montreal, assinado em 1987, relativo à proteção da camada de ozônio.
A Eco-92 teve como resultado uma série de convenções, acordos e compromissos, alguns dos quais não foram cumpridos pelos países participantes, como o Protocolo de Kioto, que estabelecia a redução da emissão de gases. Outros foram reconfirmados, como o da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB). Dos 178 países que assinaram a Convenção em 1992, no Rio de Janeiro, 168 confirmaram a disposição de respeitá-la, incluindo o Brasil. Entre outros documentos, assinaram a Agenda 21, que é um compromisso com o "desenvolvimento sustentável" dos países, ou seja, uma promessa de que o progresso de cada nação estaria interligado à preservação do meio ambiente.
Há aproximadamente dez anos, várias ações têm sido desenvolvidas para que se cumpram os dispositivos da CDB, se conheça melhor a biodiversidade, e esse fortaleçam os institutos de pesquisas, que fazem levantamentos e inventários. Esse período, contudo, não foi suficiente para que se conheça toda a diversidade brasileira, haja vista ser o Brasil considerado o país da megadiversidade, por concentrar 20% das espécies conhecidas no mundo. Falta, entretanto, pessoal capacitado para coletar dados e planejar o uso sustentável dessa biodiversidade.
O objetivo da Eco-92 foi alertar as pessoas sobre as questões que afligem o ser humano e o planeta Terra, e implementar ações na busca de soluções. Por isso, há no calendário mundial diversas comemorações visando a conscientização dos povos e o comprometimento de seus governantes.

Nenhum comentário: