segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Projeto ‘Ensaiando Paulo Moura’ tem estreia nacional em Rio Preto


O Instituto Paulo Moura, em parceria com a Prefeitura de São José do Rio Preto, cuja inauguração acontece nesta quarta-feira (19/2), promove o projeto ‘Ensaiando Paulo Moura’, com direção geral de Halina Grynberg e curadoria e direção musical de Myriam Taubkin.
Trata-se de uma série de eventos em homenagem a Paulo Moura, com a participação de grandes músicos de diferentes gêneros musicais, em São Paulo, Rio de Janeiro e uma ocupação musical em São José do Rio Preto (cidade natal do músico), com shows, oficinas, exibição de filmes e intervenções urbanas.  O projeto faz parte da programação do aniversário de 162 anos de Rio Preto.
Em todas as cidades, a programação é gratuita. O patrocínio nacional é do BNDES.
 ‘Ensaiando Paulo Moura’ procura apresentar as principais vertentes musicais do artista: sua verve erudita, em composições para concerto de orquestra sinfônica; o caminho da big band, com arranjos do artista; e a veia popular e carioca, com a presença de instrumentistas notáveis do Rio de Janeiro, numa composição de sopros, cavaquinho, violão, bateria e contrabaixo, resultando em gafieira, sambas e choros.
A curadoria do projeto se preocupou em reunir, além de artistas que compartilharam da música e da vida de Paulo Moura, artistas da atualidade que conduzem seu trabalho com uma visão que provavelmente se afinaria com a do homenageado. Um elenco que vai desde grupos da nova geração de música brasileira, passando por instrumentistas consagrados, bandas, até a participação de uma orquestra sinfônica.
"Conheci Paulo Moura no final dos anos 1970, quando ele tocou com meu irmão, (o pianista) Benjamin Taubkin. Mas somente conheci Halina há dez anos, quando Paulo Moura participou do evento "Um sopro de Brasil", que reunia cerca de 250 músicos de sopro brasileiros. Eu e Halina nos reaproximamos durante a exposição em homenagem ao Paulo no SESC Pompeia, quando surgiu a ideia deste evento atual. Nós pensamos juntas e buscamos, mais do que uma homenagem, fazer deste evento uma oportunidade de transmitir o legado da obra do Paulo. Investigar como os músicos de hoje trilham o caminho aberto por ele, como este som (de Paulo Moura) entra no espírito dos músicos atuais. Procuramos pensar em coisas que o Paulo gostaria de ver, como apresentações de big band, choro, gafieira e ritmos afro. Achei muito generoso da parte de Halina me entregar a direção musical deste projeto.", afirma Myriam Taubkin.
As Oficinas marcarão presença fundamental, tendo como referência o método desenvolvido por Paulo Moura para ensino da música instrumental e improvisos em grupo. O objetivo é dialogar com São José do Rio Preto através do convívio com os estudantes e professores de música, além de artistas da cidade e a população em geral.
Com programação 100% gratuita, a ideia é mobilizar a população de São José do Rio Preto, reunindo os músicos locais aos convidados de Rio e São Paulo, mesclando experiências e motivações criativas em eventos que se espalham por toda a cidade: ruas, igrejas, escolas de música, grupos espontâneos de choro, samba, vozes e cortejos.
Programação - São José do Rio Preto
25 de março, terça feira, 19 horas
Salão Roberto Costa de Abreu Sodré, 9º andar – Avenida Alberto Andaló, 3030
Palestra sobre a obra de Paulo Moura, com Halina Grynberg e Cliff Korman. 
Apresentação do Instituto Paulo Moura, projeto virtual de divulgação da música instrumental brasileira a partir do acervo digital do artista.
26 a 28 de março, de quarta feira à sexta feira, das 14 às 17 horas
Casa de Cultura Dinorath do Valle

Nenhum comentário: