sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Curadoria divulga espetáculos do FIT 2014


A curadoria da 14ª edição do Festival Internacional de Teatro (FIT), edição 2014, divulgou nesta sexta-feira (21/02), a relação de espetáculos locais selecionados e internacionais que deverão fazer parte da grade de programação do evento, a ser realizado entre 21 a 30 de agosto. Serão 11 espetáculos locais, sendo que um dos grupos selecionados ficará responsável pela apresentação de duas peças diferentes e 10 peças internacionais.
Os locais são "Pazsado – Uma fotografia", de Jeff Telles, "Veludinho", da Cia Livre de Teatro, "Plástico Bolha", da Cia dos Pés, "Cana.ã", do Núcleo Arcênico de Criações, "Condenada", de G.A.L., "Por quê?", da Cia. Cênica, "O Tartufo", Cia. da Boca, "Oroboro", Grupo Mon’onírico, "Os meninos e as pedras", Cia Girasonhos, "Auto da Anunciação", da Cia Cênica, e "Pequeno animal selvagem", de Os Cogitadores.
Já os internacionais são "Ventimilla Leghe", do Teatro Potlach (Itália), "Salt", de Odin Teatret (Dinamarca), "Saxophonissimo", de Misfits (França), "Smashed", de Gandini Jugling (Inglaterra), "La chica de la agencia de viajes nos dijo que había piscina em el apartamento", de El Conde de Torrefiel (Espanha), "Bestiario", de La Llabe Maestra (Chile/Espanha), "Sueños de Gigante", de La Gran Marcha de los Muñecones (Peru), "Fuera", de Maria Peligro (Argentina/Bélgica), "La idea fija", de Pablo Rotemberg (Argentina), e "Historia de Amor", de Teatro Cinema (Chile).
A curadoria, formada por Paula de Renor, Cesar Augusto, Antonio do Valle e Manoel Neves, afirmou que a escolha das peças teve como conceito aproximação e expansão, com a idéia de “ampliar o olhar para hoje”. Foram priorizadas a qualidade artística e diversidade das linguagens. “Os espetáculos nacionais também já estão definidos, só faltam alguns ajustes. A programação completa será divulgada dia 7 de março”, afirmou o secretário de Cultura, Alexandre Costa.
Ao todo, a edição 2014 do FIT terá 46 espetáculos, envolvendo 45 companhias de teatro, de nove estados diferentes e nove países. Serão 10 espetáculos adultos, seis espetáculos de classificação livre, seis infantis, 11 peças locais e 10 internacionais. Três espetáculos nacionais e um local – "Pequeno Animal Selvagem", da companhia Os cogitadores, formaram um bloco extra, previamente intitulado "Diversidades", que deverá abordar em cena a diversidade sexual.
Outra novidade para esta edição do Festival é a gratuidade total dos ingressos, a exemplo da proposta já adotada pelo Janeiro Brasileiro da Comédia. Os convites para cada espetáculo em espaço fechado serão liberados, mediante ordem de chegada, nas bilheterias do local dos espaços para apresentação.

Nenhum comentário: