segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

‘Os Fofos encenam’ peça em tom de chanchada e Grupo se inspira nas tradições circenses


Nos dias 28 e 29 (terça e quarta-feira), a partir das 20 horas, a companhia paulistana de teatro Os Fofos encenam apresenta o espetáculo “Dar Corda Pra Se Enforcar”, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.
A comédia portuguesa foi escrita em 1937 por José Joaquim da Silva, no estilo circo-teatro e em tom de chanchada. O enredo se desenrola a partir de uma história de amor. João Soares, um rico e ganancioso negociante, incentiva Luiz, seu sobrinho pobre, a se casar com a amada e enriquecer com o dinheiro do dote. Sem saber que a moça é sua própria filha, Fernanda, o negociante dá conselhos ao sobrinho sobre como proceder no golpe, assim “dando corda para se enforcar”.
Um dos grandes destaques da peça é sua trilha sonora, toda inspirada na cantora norte-americana Florence Foster, conhecida nos anos 1940 e famosa por sua voz desafinada, o que encerra o clima paródico da chanchada.
Os convites para o espetáculo deverão ser retirados na bilheteria do local, três horas antes do início da apresentação.

Janeiro Brasileiro da Comédia
Dar Corda Para se Enforcar
Dias 28 e 29 – às 20h no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi
Convites – Retirar na bilheteria  três horas antes da apresentação

Grupo se inspira
nas tradições circenses 

Nos dias 28 e 29, a partir das 17 horas, acontece a apresentação do espetáculo “O Concerto da Lona Preta”, no Calçadão. O trabalho é idealizado pelo grupo Trupe Lona Preta (SP) e aborda aspectos da linguagem musical e da arte circense.
Em cena, “músicos palhaços” esforçam-se na execução de um concerto musical que abrange as manifestações populares e eruditas da música. Os atores têm a preocupação de recriar os símbolos banalizados pela indústria cultural de massa, criando diversos jogos de cena e trilhando dois caminhos opostos: o da minuciosa performance musical e o dos jogos de “palhaçaria”, que entram como fator que destrói o rigor e a formalidade da música erudita.
Criado em 2005, o grupo já realizou inúmeras apresentações percorrendo diversos bairros e comunidades da região metropolitana de São Paulo, permitindo que a população tenha acesso à linguagem teatral e promovendo o desenvolvimento cultural desses locais. Também desenvolve diversas atividades junto a coletivos como Sacolão das Artes, Favela Atitude, Cooperifa, entre outros.

Janeiro Brasileiro da Comédia
O Concerto da Lona Preta
Dias 28 e 29 – às 17horas, no Calçadão

Nenhum comentário: