domingo, 22 de dezembro de 2013

Presépios retratam o nascimento do menino Jesus e Cúria Diocesana entra em recesso


Em meio aos pinheiros e luzes coloridas, um cenário chama a atenção nesta época do ano. 
Simples ou ricos em detalhes, transmitem a cena de uma das passagens mais conhecidas da Bíblia, o nascimento de Jesus. O presépio ganhou espaço e além das igrejas católicas também está presente em outros locais da cidade. 
Relatos históricos indicam que o hábito dos presépios começou com São Francisco de Assis, no século 13. Naquele tempo, com o objetivo de catequizar o povo de uma forma didática e ensinar como foi o nascimento de Jesus, São Francisco realizou um teatro a partir dos relatos bíblicos. A tradição pegou e se espalhou por todo o mundo. 
Neste ano, a igreja Catedral de São José, de Rio Preto, fez um presépio diferente do habitual. Seguindo uma sugestão do bispo, Dom Tomé Ferreira da Silva, o presépio será montado aos poucos. “Para valorizar o significado do tempo do Natal, vamos fazer por etapas”, explicou o cura da Catedral padre Luiz Rogério Morelli. Até a véspera do Natal, José e Maria estarão em um burrinho, a caminho de Belém. 
Somente após a missa da Vigília, no dia 24, o menino Jesus será colocado na manjedoura. “Os reis magos, que representam toda a humanidade que se curva diante da divindade de Jesus, só serão colocados no último dia, 6 de janeiro”, disse o padre. 
A menos de um quarteirão de distância, bois, cactos e sertanejos compõem a cena de um presépio bem diferente. Com a cara do nordeste do Brasil, as peças em miniatura estão em exposição em uma loja na rua Siqueira Campos. “Desde o começo de dezembro já montei o presépio. É bem a cara do nosso País e deixa a loja com a cara do Natal”, disse a comerciante Mara Druzian de Oliveira. 
Dois presépios feitos com material reciclado deixaram a recepção da Prefeitura e o gabinete do prefeito em clima de Natal. Estudantes que integram o Programa Ação Jovem, mantidos pelos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS), confeccionaram as peças com cola de farinha, garrafas pet, retalhos, lãs e jornais. O trabalho levou dois meses. 
Segundo o professor Alexandre Pedroso, a ideia surgiu durante uma oficina com materiais recicláveis. “A oficina envolveu todos os participantes do Ação Jovem. Eles gostaram muito do trabalho manual e decidiram construir coletivamente. Cada CRAS foi responsável por um determinado personagem do presépio”, explica. Sidney Santos da Silva, 17, não é católico, mas também ajudou a fazer o presépio. “Foi uma experiência muito significativa, valeu a pena o trabalho”, disse. 
Enquanto muitos correm com as compras, fica difícil perceber, mas dois shoppings da cidade também reservaram um espaço para o verdadeiro significado do Natal. Com peças grandes medindo mais de 1,5 metro, o Plaza Avenida colocou no primeiro andar, próximo a entrada da avenida Brasilusa, a cena do nascimento de Jesus. Quem vai ao shopping Cidade Norte, além do Papai Noel, dos pinheiros e das luzes encontra o presépio junto ao corredor de acesso ao Ganha Tempo. 
Nas paróquias Santa Luzia e Nossa Senhora do Sagrado Coração (Redentora), os presépios além de decorar as igrejas, cumprem a função de ensinar os fiéis. “Quando São Francisco teve a ideia do presépio, ele trouxe para a realidade o contexto de simplicidade que nasceu Jesus. Precisamos ressaltar esse contexto de simplicidade no Natal”, disse o padre José Vinci, pároco da Santa Luzia. 
Os jovens da paróquia da Redentora optaram por retratar no presépio da comunidade como era Belém, onde Jesus nasceu. Para o padre Jarbas Brandini Dutra, o presépio precisa ser fiel ao seu objetivo. “O presépio tem sentido quando é sagrado e simples”, afirmou o padre. 
Dia de desmontar 
Como manda a tradição, 6 de janeiro é o dia de desmontar o presépio. Padre Luiz Rogério explica que a data foi escolhida porque é quando o tempo do Natal é encerrado na liturgia da Igreja. “Após o dia da Epifania, quando Jesus se manifesta ao mundo, termina o Natal e recomeça o tempo comum. O presépio é novamente guardado mas a essência da celebração nos acompanha no decorrer do ano”, afirmou o padre.
(Escrito por Diarioweb)


Cúria Diocesana
 entra em recesso 

A Diocese de São José do Rio Preto comunica que na Cúria Diocesana, o secretariado de pastoral, a administração e a chancelaria estarão em recesso do dia 23 de dezembro a 05 de janeiro de 2014.
Para o encaminhamento de alguma urgência, favor procurar diretamente a pessoa responsável.

Santo Natal e
 abençoado Ano Novo!!!!!!

Nenhum comentário: