domingo, 8 de dezembro de 2013

Alunos de projeto criam presépio gigante


Estudantes que integram o Programa Ação Jovem, mantidos pelos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS), sob responsabilidade da Secretaria de Assistência Social de Rio Preto, finalizaram as peças que integram dois presépios gigantes. 
 Jesus, Maria, José e os Reis Magos foram construídos pelos jovens a partir de materiais recicláveis como cola de farinha, garrafas pet, retalhos, lãs e jornais. Os presépios serão instalados na próxima semana e ficaram à disposição para visitação nos prédios da Prefeitura e do Fundo Social de Solidariedade.
 A ideia do presépio gigante surgiu durante a realização da Oficina de Natal com Recicláveis, como conta o professor do curso, Alexandre Pedroso. “A oficina envolveu todos os participantes do Ação Jovem. Eles gostaram muito do trabalho manual e decidiram construir coletivamente. Cada CRAS foi responsável por um determinado personagem do presépio”, explica.
 Foram feitos o menino Jesus na manjedoura, Maria, José e os três reis magos, Gaspar, Baltasar e Belchior. Os animais - boi, burro e ovelha - representam a simplicidade do local escolhido para o nascimento de Jesus.
 Além do presépio, os 280 jovens do programa, que acontece em 13 CRAS, produziram cartões de Natal de 90 cm cada. Os cartões foram feitos a partir de máscaras de gesso, moldadas no rosto de cada aluno, e uma mensagem de natal.
 O trabalho artesanal será doado a várias instituições, como igrejas, entidades assistenciais, estabelecimentos comerciais, órgãos públicos municipais e estaduais.
 Programa
 O Programa Ação Jovem realiza atendimento aos jovens entre 15 e 24 anos, estudantes do ensino fundamental ou médio, que se encontram em situações de vulnerabilidade social, priorizando aqueles pertencentes às famílias de renda familiar de até dois salários mínimos.
 É repassada uma bolsa para cada adolescente ou jovem, como o apoio ao retorno e/ou permanência na escola ou ingresso em cursos profissionalizantes.
 O Ação tem mudado a vida de muitos adolescentes, como é o caso da estudante Taila Soares, de 17 anos, que há 3 integra o Programa. “Hoje sou mais responsável e me relaciono melhor com minha família. Aqui conversamos e aprendemos sobre assuntos polêmicos, como drogas, gravidez e profissão”, destaca Taila..

Nenhum comentário: