segunda-feira, 4 de novembro de 2013

São José do Rio Preto já é o quinto melhor município do País a tratar o esgoto


Com apenas quatro anos em operação da ETE Rio Preto, o município já é o quinto na classificação nacional e terceiro no Estado com os melhores índices de tratamento de esgoto. A pesquisa foi publicada na edição 2013-2014 do Anuário da Revista Exame sobre infraestrutura.
São José do Rio Preto está na frente de Curitiba, que ficou em sexto lugar. Em primeiro está a cidade de Sorocaba e na sequencia estão: Niterói (RJ), Jundiaí (SP) e Maringá (PR). Os dados para a classificação são do IBGE, Instituto Trata Brasil e do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis), referentes ao ano de 2012.
A ETE Rio Preto começou efetivamente a tratar o esgoto coletado no município em setembro de 2010. Desde o início, o índice de eficiência é de 98% e também, desde então, tem recebido visitas de técnicos e estudantes nacionais e estrangeiros que vêm conhecer suas instalações e, principalmente, a eficácia da sua operação.
“A nossa Estação é referência no País e nós vamos continuar trabalhando para que ela se mantenha assim. Já conseguimos recursos do governo federal para a sua ampliação, o que fará com que ela tenha capacidade de tratar o esgoto de até 650 mil habitantes; para a construção da elevatória do Distrito de Talhado e implantação de novas redes coletoras no município”, destaca Luciano Passoni, superintendente interino do SeMAE –Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto.
Atualmente, a capacidade de tratamento da ETE é de 1.050 litros por segundo. Com a ampliação, que compreende a construção de dois novos tanques, um aeróbio e outro anaeróbio, e um decantador, serão tratados 1.350 litros por segundo.

Nenhum comentário: