sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Campanha vai diagnosticar osteoporose precocemente


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, em parceria com a indústria farmacêutica Eli Lilly, realiza de 23 a 27 de setembro, campanha preventiva para diagnóstico precoce de osteoporose. A ação será realizada no Centro de Atendimento Especializado à Saúde da Mulher (CAESM) e tem como público mulheres atendidas pela rede pública de saúde, que tenham idade acima de 50 anos e estejam na menopausa.
Sob a supervisão de um médico, as mulheres passarão por exames de ultrassonometria (máquina de calcâneo), um exame de triagem, cujo resultado sai imediatamente e permite ao médico detectar a doença precocemente. O calcâneo é o local do corpo mais utilizado internacionalmente e, também no Brasil, para o exame. 
Se o exame for positivo, a paciente será encaminhada para o exame de densitometria óssea, a fim de confirmar o diagnostico e verificar o grau de comprometimento da sua massa óssea, e, se necessário, iniciará o tratamento dentro da instituição de saúde pública. A densitometria também será realizada no CAESM.
As pacientes que vão participar da campanha já foram selecionadas ao longo do mês nas 26 unidades de saúde do município.

Nenhum comentário: