quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Palestra encerra Semana do Aleitamento amanhã


Palestra a ser ministrada pelo Corpo de Bombeiros, com temática centrada em primeiros socorros para crianças e voltada a pais e responsáveis, encerra nesta sexta-feira (9/08), a XV edição da Semana Municipal de Aleitamento Materno, promovida pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde.
O evento tem parceria com o Fundo Social de Solidariedade, Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, projeto Beabá Bebê da Unimed Rio Preto, Hospital de Base, Hospital Austa, BenSaúde, Grupo de Escoteiros Impeesa dos Grandes Lagos, Programa de Educação para o Trabalho (PET Saúde)/Subprojeto Amamentação da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), Hospital Ielar, Rotary Clube Novo Cinquentenário e Senac São José do Rio Preto.
Para o encerramento, a palestra, que terá participação de mães doadoras de leite e gestantes atendidas em unidades de saúde do município, vai abordar os primeiros socorros em crianças e lactentes. O evento será realizado a partir das 13 horas, no auditório do Senac. Ao final também será realizada homenagem às mães que estão amamentando.
Durante a semana, em todas as 26 unidades básicas de saúde, foi reforçada nas salas de espera orientações sobre aleitamento e dos serviços prestados pelo Banco de Leite. A programação da Semana também teve palestras voltada a mães e profissionais de saúde, no Hospital de Base.
Amamentação
Segundo a pediatra e coordenadora do programa de Saúde da Criança e Adolescente da Secretaria de Saúde, Andréa Zoccal, o recomendado é que as mães amamentem seus filhos até seis meses somente com o leite do peito, depois continuar leite materno junto com alimentação complementar até dois anos ou mais, sempre seguindo orientação médica.
Para incentivar o aleitamento materno exclusivo, a Secretaria de Saúde mantém em Unidades Básicas de Saúde grupos que, por meio de reuniões periódicas, orientam as futuras mamães sobre os benefícios da amamentação, como deve ser a alimentação da criança, bem como os principais cuidados com os bebês.
Outro serviço oferecido pelo município, gratuitamente, é o Banco de Leite Humano, que oferece orientações sobre amamentação, além de programas voltado às mães que trabalham fora, chamado Doação Exclusiva.

Nenhum comentário: