sábado, 8 de junho de 2013

Correios lançam selos da Copa das Confederações 2013


Troféu de campeão e logomarca oficial 
do torneio ganham destaque


Com a presença do presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, a empresa lançou na última quinta-feira (6), um bloco (de emissão especial) com dois selos em homenagem à Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, com o objetivo de festejar esse momento especial, que reunirá cidadãos de diversas partes do mundo. A peça filatélica foi lançada em cerimônia realizada no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, palco da abertura da competição, no dia 15 de junho.
O secretário executivo do Ministério dos Esportes, Luís Fernandes, na condição de ministro interino; o FIFA Marketing Director, Thierry Weil; e o CEO Local da FIFA, Ricardo Trade; fizeram a obliteração da peça filatélica. Como representantes dos Correios, ainda participaram do evento a vice-presidente de Negócios, Morgana Cristina Santos; a vice-presidente de Clientes e Operações, Glória Guimarães; e o chefe do Departamento de Filatelia e Produtos (DEFIP), Jairton Mendes Cruz.
O presidente dos Correios aproveitou a oportunidade para enaltecer a preparação dos brasileiros para a Copa das Confederações e comentou a homenagem feita pelos Correios, em parceria com a FIFA, para o torneio. “Os selos enfatizam a importância da Copa das Confederações, divulgam esse acontecimento e registram para a história a sua realização”, diz.
Foram colocados em circulação 150 mil blocos com valor facial de R$ 5,50 (R$ 2,75 cada selo). 
O lançamento também aconteceu nas cidades do Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Recife/ PE, Salvador/BA e Fortaleza/CE.

Sobre o bloco – Com arte-finalização de Jamile Costa Sallum, designer gráfica do Departamento de Filatelia e Produtos (DEFIP), o bloco com dois selos exibe o Emblema Oficial da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e o Troféu Oficial do torneio. O Emblema Oficial traz a ave-símbolo do Brasil, o sabiá-laranjeira, em uma arte com as cores inspiradas na bandeira nacional, que, simultaneamente, faz alusão à fauna colorida do país. O voo do pássaro simboliza a hospitalidade e o espírito acolhedor do povo brasileiro. O Troféu Oficial é de bronze, banhado a ouro. Duas faixas envolvem a base e sobem em espiral até abraçar o globo e apresentam o tema do torneio “Festival dos Campeões”. Foi utilizada a técnica de computação gráfica.
A peça filatélica pode ser adquirida nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).


Histórico
A Copa das Confederações da FIFA é um torneio internacional que reune oito equipes: os campeões de seis confederações da FIFA, o país anfitrião, e o vencedor da última Copa do Mundo da FIFA.
A primeira edição ocorreu em 1992 na Arábia Saudita conhecida como a “Copa Rei Fahd”. Para a terceira edição, também na Arábia Saudita, teve o nome mudado para Copa das Confederações da FIFA. Em 2001 o torneio foi sediado pela Coréia do Sul e Japão precedendo a Copa do Mundo de 2002, e foi repetido em Junho de 2005, quando o país-sede da Copa do Mundo de 2006, a Alemanha, sediou a Copa das Confederações 2005. Em 2009 o evento aconteceu na África do Sul e o Brasil será a sede do evento de 2013, no período de 15 a 30 de junho.
Participarão as seleções do Brasil, Espanha, Japão, México, Uruguai, Taiti, Itália e Nigéria, e terá como sede as cidades de Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Salvador. As oito equipes estão separadas em dois grupos. Cada seleção encara as outras três do mesmo grupo e as duas primeiras se classificam para as semifinais, onde o primeiro colocado de um grupo enfrenta o segundo do outro. Na final, os vencedores dos confrontos se encaram em um jogo único, no Maracanã, no dia 30 de junho.
A equipe vencedora receberá o Troféu da Copa das Confederações da FIFA. Há, ainda, premiações aos jogadores participantes do torneio: prêmio Bola de Ouro da Adidas (concedido ao melhor jogador), Chuteira de Ouro da Adidas (concedido ao artilheiro), Luva de Ouro da Adidas (melhor goleiro) e o Troféu Fair Play da FIFA, dado à equipe com os melhores índices de jogo limpo durante o torneio.
A Filatelia temática ligada a esportes e eventos esportivos é muito popular em todo o mundo. Com essa emissão em homenagem à Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, os Correios dão oportunidade aos colecionadores de enfatizar sua paixão por esse evento especial para o Brasil, por meio do selo postal.

Nenhum comentário: