terça-feira, 12 de março de 2013

Mobilização contra obesidade e problemas de visão e mais vacinação, óbito e dados da dengue


Tem início ontem, segunda-feira (11/3), a Semana de Mobilização Saúde na Escola, promovida pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, em escolas do município. A ação, que tem apoio do Ministério da Saúde, tem por objetivo orientar sobre obesidade e saúde ocular. A ação vai até a próxima sexta-feira, dia 15/3.
Segundo a nutricionista e coordenadora do programa de vigilância nutricional da Secretaria de Saúde, Andrea Gonçalves Paes, a estratégia visa realizar palestras sobre alimentação saudável e higiene bucal, avaliação antropométrica dos estudantes, além da realização de exames como testes do Olhinho e do Reflexo Vermelho.
Na escola municipal Dunalva do Amaral Farath, por exemplo, a ação será voltada para alunos até cinco anos de idade. Nessa segunda, será realizada avaliação de peso e altura. Já na quinta, dia 14/3, serão realizados testes do olhinho, teatrinho com dentistas sobre higienização bucal, além de orientações sobre alimentação saudável.
Também participam da Semana, as escolas Modesto Rodrigues, na Vila Toninho, Professora Amália Senir Lisboa Pontes Gestal, no Caic, Dr. Carlos Roberto Seixas, EMEI Vera, no Distrito de Engenheiro Schmitt e Ruy Nazareth.
Obesidade 
Paralelamente ao projeto Saúde na Escola, as secretarias de Saúde e Educação já trabalham o tema da obesidade infantil nas escolas do município, por meio do programa Escola Saudável, onde são desenvolvidas ações de promoção de hábitos alimentares e prevenção da obesidade por meio de palestras à crianças,  pais e professores  sobre práticas alimentares saudáveis realizadas por profissionais da saúde.
Em outra frente, a Secretaria de Saúde dispõe ainda dos Grupos de Reeducação Alimentar Infantil (GRAs), que têm por objetivo educar a criança a comer equilibradamente, porém, de forma divertida. Os grupos são desenvolvidos em  Unidades de Saúde do Solo Sagrado, Vetorazzo, Eldorado, Jaguaré, Rio Preto I, Santo Antônio, Renascer/Jardim Simões, Parque da Cidadania, Anchieta, Central e Vila Toninho.
No ano passado, 22 escolas do município participaram do Programa Saúde na Escola. “Após essa mobilização, as ações continuarão nas unidades educacionais onde já é realizado o PSE”, afirma Andrea. 

Plantão de vacinação contra
 febre amarela imuniza
 620 em dois dias 

A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto vacinou no último final de semana – entre os dias 9 e 10/3, durante plantão especial contra febre amarela – um total de 620 pessoas. Os postos volantes funcionaram no Riopreto Shopping, Shopping Cidade Norte, Calçadão e feira-livre da Boa Vista.
Segundo a enfermeira Michela Dias Barcelos, coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde, a vacina é indicada para crianças a partir de nove meses de idade. O reforço é realizado a cada dez anos. No caso dos adultos, o período é o mesmo.
Nessa terça-feira (12/3), um posto volante será montado na feira-livre da Vila Ercília. A vacinação contra a doença será realizada entre 7 e 11 horas.
A vacina também continua disponível nas 26 salas de vacina das unidades de saúde do município, que ficam abertas de segunda a sexta-feira, entre 7h e 17h, sendo que sete delas: as UBS Parque Industrial, UBS Vetorazzo, UBS Jaguaré, UBS Vila Toninho, UBS Eldorado, UBS Santo Antônio e UBS Solo Sagrado permanecem abertas até às 20 horas.
Para ser vacinado, basta que a pessoa vá até a sala de vacina da unidade de saúde mais próxima de casa, portando documentos pessoais, a caderneta de vacinação ou o Manual vivendo com qualidade. No caso das crianças, o Manual crescendo com saúde. A vacina é gratuita.

Óbito por doença meningocócica

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa que foi registrado um óbito por doença meningocócica, no último sábado, dia 9/3, em Rio Preto.
Trata-se de um homem, 55 anos, que apresentava comorbidade (doença pré-existente). Ele foi internado no último dia 4/3 na Santa Casa de Misericórdia. Após coleta de liquor foi diagnosticado meningite meningocócica. Ele foi a óbito devido à piora de quadro no sábado.
Preventivamente, já foi realizada a quimioprofilaxia (prescrição de antibióticos) nas pessoas próximas ao paciente que apresentaram indicação e critérios para a ação.
De 01 de janeiro até 11 de março, segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica, foram registrados no município quatro casos de doença meningocócica – um no mês de janeiro, outro em fevereiro e dois no mês de março. Sendo que, em um deles, o paciente foi a óbito.

 Dados de dengue 

A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, esclarece que, devido a problemas técnicos com o banco de dados do Sistema de Informação e Agravos de Notificação – Sinan-NET – não será possível a atualização do número de casos positivos de dengue, bem como notificações da doença e registro de suspeitas de ontem, segunda-feira, dia 11/3. Assim que o serviço for reestabelecido, os boletins voltaram a ser divulgados diariamente.

Nenhum comentário: