quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Campanha da Fraternidade 2013 será aberta na próxima quarta-feira (13/2) na Sé Catedral


O bispo da Diocese de São José do Rio Preto, dom Tomé Ferreira da Silva, abre na próxima quarta-feira, dia 13, às 9h, na igreja Sé Catedral,  a Campanha da Fraternidade 2013, que tem como tema “Fraternidade e Juventude”, e o lema “Eis me aqui, envia-me”. 
A cerimônia religiosa será realizada, a partir das 9h, na igreja Sé Catedral de São José. Integra a programação de abertura da campanha a missa com imposição de cinzas, marcando o início da Quaresma - período penitencial de recolhimento para os católicos, em preparação para a Páscoa. A Rádio Interativa 104,3 FM transmite ao vivo a celebração e pelo site também www.interativafm.com.br
Criada em 1963, a Campanha da Fraternidade coincide com a Quaresma, e este ano tem como objetivo despertar na juventude a fé a esperança de um mundo melhor. A Campanha deste ano coincide com a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Brasil, entre os dias 23 a 28 de julho, com a presença do papa Bento XVI, no Rio de Janeiro.
Simbologia 
“Terminando o período do Carnaval , damos inicio à Quaresma, momento de maior recolhimento, silêncio, reflexão e conversão. Essa passagem acontece com a celebração eucarística com imposição das cinzas, na quarta-feira”, afirma Dom Tomé. Como indica o termo, a Quaresma são 40 dias de preparação para a Páscoa, que simbolizam o período vivido por Jesus Cristo no sofrimento do deserto. 
Dom Tomé destaca que a Quarta-feira de Cinzas é um dia profundamente penitencial. “Inclusive para o respeito do jejum e da abstinência da carne, prática que sempre fez parte da história da Igreja, tomado também do Antigo Testamento como sacrifício de preparação para a libertação pascal em Cristo.” 
O bispo observa que, nesta data, começa na vida do cristão uma nova caminhada de espiritualidade, mais ligada à revisão da própria vida, “que leva à busca de uma vida nova”, que passa pelo “sacrifício das atitudes de libertinagem e vida desregrada”. “É o caminho da salvação na morte de Cristo”, diz. 
“A Quaresma é tempo de revisão de vida, que ajuda o cristão a reconhecer seus próprios limites e atitudes irresponsáveis. É momento de retomada: é grande quem reconhece ser pequeno diante dos atos humanos”, conclui.

Nenhum comentário: