sábado, 26 de janeiro de 2013

25 de janeiro: Dia do Carteiro


Todo dia um contingente de cerca de  58.936 entre homens e mulheres tomam  nossas ruas. É metade da força de trabalho dos Correios. Levam malas com até 10 quilos de provisões. Espalham-se por todo o canto. Uniformizados, iniciam a batalha diária. Diante deles, diversas reações, pois podem trazer notícias indesejadas ou ansiosamente esperadas. Batem palma diante das casas ou lançam gritos. Fazem corações tremer: Correios!


Não viajam mais uma semana em lombo de cavalo entre Rio de Janeiro e São Paulo, como noutros tempos. Mas os dois pares de sapatos gastos por ano traduzem os quilômetros percorridos para cumprir a missão.
Transportam história para contar, documentos para assinar, contas para lamentar. Visitam  mais de 42 milhões de domicílios, entregam  36  milhões de objetos diariamente. Como dizia o jornalista Zuenir Ventura: “não anunciam os acontecimentos extraordinários, nem as transformações históricas. Mas são imprescindíveis porque falam da vida real de cada um. Fazem, enfim, a ligação sentimental entre as distâncias. São uma espécie de porta-voz afetivo do País”.  
Dia 25 de janeiro é deles, o Dia do Carteiro. Para eles, que representa a imagem dos Correios junto à população, nosso muito obrigado!

Você sabia?
O serviço de correio começou a funcionar no Brasil em 25 de janeiro de 1663, quando o governador português nomeou o alferes João Cavaleiro Cardoso para exercer o cargo de “correio-mor do mar e da terra”. Naquela época, as correspondências vinham de Portugal em duas frotas de caravelas, que aportavam no Rio de Janeiro ou Salvador apenas uma vez por ano. Assim, 25 de janeiro tornou-se “Dia do Carteiro”.
No entanto, os cargos de condutor de malas postais e carteiro só foram criados em 1843, por decreto de D. Pedro II. 



Nenhum comentário: