quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Missa de ação de graças celebra os 50 anos de ordenação do padre Jarbas Brandini Dutra


A comunidade da paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração da Redentora convida a todos para a missa de ação de graças para celebrar os 50 anos de ordenação sacerdotal do padre Jarbas Brandini Dutra. 
A cerimônia religiosa será realizada nesta sexta-feira, dia 7, às 19h30, na igreja da Redentora. O pároco foi ordenado no dia 8 de dezembro de 1962 pelas mãos do bispo auxiliar da Diocese de São José do Rio Preto, dom José Joaquim Gonçalves.
Padre Jarbas natural de Guapiaçu nasceu em 8 de agosto de 1938. Ingressou no Seminário Menor da Diocese de Rio Preto no dia 1º de março de 1950 aos 11 anos de idade. Fez Filosofia e Teologia no Seminário Central do Ipiranga, em São Paulo. Residiu com dom Lafayette Libânio por dois anos, quando assumiu sua primeira paróquia na cidade de Américo de Campos, em junho de 1964. Permaneceu na paróquia São João Batista até março de 1966.
 De volta a Rio Preto, com a sede da Diocese vacante passou a trabalhar com grupos de jovens e formação de professores para o ensino religioso escolar. Com a chegada de dom José de Aquino Pereira, em agosto de 1968, assumiu a paróquia da Vila Maceno, na qual trabalhou por quase 24 anos.
 O padre Jarbas é o primeiro sacerdote diocesano, desde a criação em 25 de janeiro de 1929, que completa 50 anos de ministério sacerdotal.
 Em 31 de dezembro de 1991, foi transferido para a igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração,  da Redentora onde está até hoje. De outubro de 1994 a janeiro de 2000, foi Assessor Nacional do Setor Leigos da CNBB, em Brasília.
 Com a chegada do terceiro bispo da Diocese, dom Orani João Tempesta, padre Jarbas retoma suas atividades na paróquia da Redentora, junto com pároco João Serafim.
 Com a posse de dom Paulo Mendes Peixoto no dia 1º de maio deste ano, a sede da Diocese de Rio Preto ficou vacante e o Colégio Diocesano de Consultores escolheu o padre Jarbas para o cargo de administrador diocesano, função que ocupou até o dia 16 de novembro, por ocasião da posse do quinto bispo dom Tomé Ferreira da Silva.



Nenhum comentário: