sábado, 8 de dezembro de 2012

Lançamento de carimbo e selo personalizado sobre 45 anos do IMC nesta segunda-feira na Câmara Municipal



Os Correios lançam na próxima segunda-feira (10/12), durante Sessão Solene, às 20 horas, na Câmara Municipal de Rio Preto, Rua Silva Jardim, 3357 – Centro, São José Rio Preto (SP), selo personalizado e carimbo postal comemorativo dos 45 anos de história do IMC – Instituto de Moléstias Cardiovasculares. 
Na ocasião, o IMC também será homenageado com a outorga “Empresa Cidadã”, nos termos do Decreto Legislativo nº 1.159, de 05 de novembro de 2012, de autoria do vereador Antonio Carlos Parise, em reconhecimento aos seus excepcionais serviços que há 45 anos contribuem para a melhoria da qualidade de vida na área da medicina visando o bem estar e a saúde do cidadão.
O lançamento das peças filatélicas é uma iniciativa da atual direção do IMC, que solicitou aos Correios  a confecção do selo personalizado  e do carimbo comemorativo alusivos ao aniversário do Instituto. 
O selo personalizado é uma peça filatélica produzida pelos Correios, com o qual as pessoas interessadas, físicas ou jurídicas, têm a oportunidade de personalizar suas correspondências, tornando-as um veículo difusor de suas imagens, mensagens e marcas representativas.


Sobre o Selo
A peça que marca os 45 anos do IMC é composta por duas partes: na primeira, a bandeira nacional tremulando ao vento compõe o plano secundário e emoldura o mapa do Brasil, preenchido pelas flores do ipê amarelo – árvore-símbolo nacional.  Na segunda parte, a peça estampa a logo oficial criada especialmente para as comemorações dos 45 anos do Instituto. Abaixo, os dizeres: instituto de moléstias cardiovasculares – São José do Rio Preto-SP.  

Sobre o Carimbo 
O carimbo comemorativo, de autoria do Núcleo de Mídia Postal da Diretoria Regional dos Correios de São Paulo Interior, tem o formato da logo oficial criada especialmente para as comemorações dos 45 anos do IMC. Completam o conjunto visual os dizeres: instituto de moléstias cardiovasculares – São José do Rio Preto – SP – 10.12.2012 a 8.1.2013 (referente ao período de circulação do carimbo). 
Após seu lançamento, o carimbo ficará na Agência Central dos Correios de São José do Rio Preto (Rua Prudente de Moraes, 3057 – Centro) para aplicação em todas as correspondências confiadas àquela unidade, e também para os filatelistas (colecionadores de selos) e marcofilistas (colecionadores de marcas postais), sendo, após esta data, encaminhado ao Museu Postal e Telegráfico dos Correios, em Brasília (DF).

IMC – UMA HISTÓRIA DE SUCESSO

Em 2012 o IMC completa 45 anos de história assinalados por uma conquista jamais alcançada fora de cidades das capitais: o Prêmio de Mérito em Ciência e Tecnologia concedido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, a SBC.
Assim, São José do Rio Preto passa a ser a única cidade do interior do Estado a possuir um centro médico homenageado com a mesma honraria que premiou, desde 2002, centros como o Instituto Dante Pazanezzi, InCor São Paulo e Instituto Laranjeiras.
A outorga coloca o Instituto como centro de referência para todo o interior paulista e estados vizinhos como Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul, áreas de convergência dos serviços de saúde prestados pelo IMC. 
Mais uma vez, é a força de vanguarda rio pretense colocando à frente de seu tempo uma de suas principais instituições – o Instituto de Moléstias Cardiovasculares.
A história do IMC sempre foi ligada aos principais acontecimentos médicos do Brasil e do mundo. Iniciado por um grupo de médicos visionários que acreditava no potencial de suas especialidades para a promoção da saúde em uma região carente de serviços, o IMC nasce na mesma década em que, no Brasil, a Santa Casa de São Paulo faz seu primeiro implante de marcapasso e, no mundo, acontecia o primeiro transplante de coração na cidade do Cabo – África do Sul.
Em dezembro de 1967 nasce o IMC, em um prédio adaptado no centro da cidade. Pioneiros, os médicos da equipe IMC foram os primeiros do interior do Estado a realizar exames como vetocardiograma, tonocardiografia e um dos três primeiros do país a realizar cateterismo e cirurgia cardíaca com circulação extra corpórea antes só encontradas na capital paulista.
O IMC foi vanguarda em mais de 25 procedimentos médicos de alta complexidade que voltaram os olhos para o interior do país como o primeiro cateterismo fora do eixo Rio - São Paulo, o primeiro implante de marca-passo, o primeiro estudo eletrofisiológico cardíaco, o primeiro na produção de válvulas cardíacas, participou do primeiro transplante pulmonar do Brasil e é o único, no país, a produzir enxertos vasculares com veias de cordão umbilical, além de ser o primeiro a ministrar terapias com células-tronco para isquemias, doenças cardíacas e pulmonares, entre outros.
Foram os médicos do IMC, já em 1972 que mostraram ao Brasil e ao mundo que o marca-passo trazia benefícios aos portadores de Doença de Chagas, quando todos acreditavam que o aparelho não era a melhor indicação para este paciente.
Em 1975, o IMC inaugurou oficialmente sua nova sede no bairro Redentora e, dois anos depois, no dia 23 de agosto, a equipe IMC já era destaque na imprensa realizando sua cirurgia cardíaca de número 1000, dando ao antigo Jornal Dia e Noite o Prêmio Esso de Jornalismo pela cobertura do evento.
Em 1996 o IMC inaugura o HMC – Hospital do Coração – ampliando sua capacidade de atendimento e colocando mais uma vez São José do Rio Preto em posição de destaque, sendo uma das cidades com maior cobertura no serviço de cardiologia e leitos hospitalares do país.
Com infraestrutura moderna, equipamentos de última geração e corpo clínico formado por 35 médicos nas áreas de cardiologia clínica e cirúrgica, pneumologia, cirurgias torácicas, cardíacas e vasculares, além de mais de 30 médicos estagiários, o corpo clínico do IMC está em constante aperfeiçoamento e possui inúmeros trabalhos publicados no Brasil e exterior. 
São centenas de publicações em revistas e livros e suas participações como palestrantes em conferências, aulas e simpósios no Brasil e no mundo somam-se na casa dos milhares.
A instituição oferece serviço de estágio para pós graduação latu sensu na formação de especialistas em cardiologia reconhecido pela SBC e, em 2005, foi um dos poucos institutos privados a ser escolhido pelo Ministério da Saúde para instalar um centro que o levou a fazer parte da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), imprescindível para pesquisas científicas, levando ao reconhecimento como um dos principais centros pesquisadores em células tronco no Brasil.
Nesta área, iniciou em 2005 um estudo multicêntrico com pacientes cardiopatas, além de estudos na área de cirurgia vascular e pneumologia, contribuindo ao avanço dos estudos das células tronco em todo o país.
Nesses 45 anos de vida, atendeu mais de 450 mil pacientes novos. Foram mais de um milhão e meio de consultas, 970 mil exames como eletrocardiograma, eco cardiograma, ergometria, holter, mapa, raios-X, espirometria e medicina nuclear, além de atingir recentemente a marca de 60 mil procedimentos de cateterismo e implantação de stents, 10 mil marca-passos e cirurgias cardíacas, vasculares e pulmonares, salvando vidas com a agilidade de seus serviços e qualidade de sua equipe. 
Quarenta e cinco anos de conquistas e realizações, quarenta e cinco anos de méritos e pioneirismo. IMC - há 45 anos fazendo com o coração. (Fonte: IMC – Instituto de Moléstias Cardiovasculares).


Nenhum comentário: