terça-feira, 27 de novembro de 2012

Nosso Hemocentro registra aumento nas doações e Poupatempo recebe campanha Fique Sabendo


O Hemocentro de São José do Rio Preto (SP) registrou nesta última semana um aumento de 100% no número de doações em relação ao movimento habitual diário. O aumento se deve à "Semana do Doador", que terminou neste domingo (25).
 "No último mês (outubro) registramos uma queda de 10% no número de doadores. Agora, com a Semana do Doador, estamos recuperando o estoque. Nos três primeiros dias dobramos o número de doações, e a expectativa era de que esse aumento de 100% continuasse até o último dia da semana. Nossa escala de funcionários aumentou em todos os setores para atender a demanda”, explica Luciana Ferreira, responsável pelo setor de captação do Hemocentro.
Luciana também ressalta que é importante que as pessoas continuarem doando, e que cada vez mais tenha mais doadores procurando o Hemocentro. Além do aumento das doações, a “Semana do Doador” transformou o Hemocentro em um verdadeiro palco. Todos os dias foram apresentados números de danças ou músicas para quem já está doando, e também para atrair mais voluntários. Quem participou da semana conferiu apresentações de dança do ventre e dança espanhola.
 A responsável pelo Hemocentro afirma que nesta época do ano a tendência das doações é diminuir por causa das festas de fim de ano, então por isso é importante este tipo de campanha. "Por causa das festas e viagens o número de doadores cai bastante e é em um momento que também, às vezes, precisamos mais de sangue", diz.
 Para quem quiser doar, o Hemocentro de Rio Preto fica na Avenida  Jamil Feres Kfouri, número 80, no Jardim Panorama, atrás do Hospital de Base. O horário de funcionamento lá, de segunda a domingo, inclusive feriados, é 7h às 13h.

Poupatempo recebe 
campanha Fique Sabendo 

O Poupatempo, localizado na área central de Rio Preto, recebe nessa quarta-feira (28/11), técnicos da campanha Fique Sabendo 2012, promovida pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids. O objetivo é estimular o diagnóstico precoce da doença.
 A ação, que terá testagem gratuita para HIV, Sifílis e Hepatites Virais, será realizada entre 9 e 15 horas.
De acordo com a coordenadora do Centro Municipal de Controle e Prevenção de DST/ AIDS e Hepatite, Aracelis de Castro Aschar, a campanha, que vai até o dia 1º de dezembro – Dia Mundial de Luta contra a Aids – pretende estimular as pessoas que ainda não se testaram para o HIV a realizar o exame.
 “Queremos, com a campanha, incentivar as populações ‘virgens de testagem’, em especial as mais vulneráveis, que passaram por alguma situação de risco, por exemplo, quem teve relações sexuais sem uso de preservativo, entre outras situações, a se testarem”, afirma.
 O teste de diagnóstico para HIV estará disponível em 27 pontos diferentes do município – sendo 25 unidades de saúde, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), além da unidade itinerante que vai percorrer diversos locais da cidade, proporcionando acesso em horários alternativos aos munícipes.
Na próxima quinta-feira, dia 29/11, o projeto vai estar na Estação Rodoviária, das 8 às 12 horas e na sexta-feira, dia 30/11, no loteamento Residencial Caetano, das 8 às 15 horas.
 Casos 
Em Rio Preto, da primeira pessoa com diagnóstico positivo para a doença em 1984 até o mês de novembro deste ano, foram registrados 4.112 casos de Aids. Desse total, 2.044 estão vivos, o que corresponde a 49,70%. Do total de casos, 2.801 são de pessoas do sexo masculino e 1.311 do sexo feminino. A categoria de exposição predominante é a sexual, na faixa etária de 20 a 49 anos, com um significativo crescimento nas pontas entre jovens e acima de 50 anos. 
Programação | Unidade Itinerante 
28/11/2012 (Quarta-feira)
Poupatempo, 9h às 15h 
29/11/2012 (Quinta-feira)
Estação Rodoviária, 8h às 12h 
30/11/2012 (Sexta-feira)
Loteamento Residencial Caetano, 8h às 15h 
01/12/2012 (Sábado)
Praça Dom José Marcondes, 9h às 13h 
O CTA está localizado à rua Ipiranga, 291, na Vila Esplanada. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. O usuário pode agendar o atendimento pelo telefone (17) 3231-9939.

Nenhum comentário: