quarta-feira, 6 de junho de 2012

Secretaria de Saúde de S. J. do Rio Preto prorroga vacinação contra gripe até dia 13 de junho


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto decidiu prorrogar até a próxima quarta-feira, dia 13/6, a vacinação contra gripe no município. A ação visa atingir a imunização de pelo menos 80% da população estimada pelo Ministério da Saúde.
 Desde o início da campanha, em 2/5, foram imunizadas um total de 56.249 pessoas, o que corresponde a uma cobertura de 75%. A categoria das gestantes é a que apresenta a menor cobertura com 2.596 mulheres vacinadas (66%), seguida dos idosos com 38.194 imunizados (68%).
 A vacina está disponível em todas as 25 unidades de saúde do município. A vacina imuniza contra três tipos de vírus - influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e B.
 De acordo com o Ministério da Saúde, podem ser imunizadas pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, crianças menores de dois anos e maiores de seis meses, profissionais de saúde e portadores de doenças crônicas que tenham prescrição médica.
 Segundo a coordenadora da campanha, Michela Dias Barcelos, para se vacinar basta que a pessoa que se enquadra nos critérios propostos pelo Ministério da Saúde procure a unidade de saúde mais próxima de casa, portando documentos pessoais e, se possível, a caderneta de vacinação. “Só há contra-indicação para quem tem alergia a ovo e aos componentes da vacina”, afirma.
Foram confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz de São Paulo dois novos casos de H1N1 em Rio Preto. Em um dos casos, o paciente foi a óbito e no outro, a paciente – uma gestante - permanece internada.
 No óbito, trata-se de um homem de 36 anos, que apresentava comorbidade (doença preexistente). Ele teve os primeiros sintomas da doença no dia 25/5 e procurou atendimento médico na UPA Central no dia 27/05, sendo encaminhado para o Hospital de Base, onde faleceu em 01/6. O outro caso é de uma gestante de 31 anos, que está internada no Hospital Beneficência Portuguesa.
 Até o momento, foram registrados no município dois óbitos pela doença. Ao todo, já contabilizando os óbitos, são 13 casos de H1N1 no município em 2012.

Nenhum comentário: