domingo, 19 de fevereiro de 2012

Saúde inicia arrastões contra Dengue Saúde


 A Prefeitura de São José do Rio Preto, por intermédio da Secretaria de Saúde, realiza a partir de quarta-feira (15/2), até o final do mês de março, uma série de arrastões para eliminação de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A ação visa evitar aumento no número de casos de dengue, devido à ocorrência de chuvas nos últimos dias.
 Frank Hulder de Oliveira, gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, informa que o arrastão tem início nesta quarta, no distrito de Engenheiro Schmitt e vai até o dia 25/2. “Primeiramente, as equipes de agentes de cada unidade percorrerão as casas para eliminação de criadouros e orientação da população. Depois, os caminhões do Faxina Urbana vão percorrer o distrito para limpeza de áreas como terrenos baldios”, explica.
Depois de Schmitt, o projeto-arrastão segue para a região da Vila Toninho, Caic, Vila Elvira, Jardim Americano e Anchieta, até percorrer todo o município.
De acordo com Frank, com a chegada das chuvas, os cuidados para evitar a dengue devem ser redobrados. “A população deve estar atenta e auxiliar a Prefeitura na prevenção e combate do Aedes aegypti, transmissor da doença. Hoje, a maior parte dos criadouros do mosquito são recipientes inservíveis, ou seja, sem utilidade para o morador, por isso pedimos que os cuidados sejam intensificados”, afirma.
Todo e qualquer recipiente que possa acumular água devem ser retirados do quintal ou área externa. Outro local que merece atenção são as caixas de água, além das calhas. A primeira deve estar devidamente tampada, já as calhas devem ser limpas periodicamente e as folhas retiradas, pois favorecem o acúmulo de água. Na área externa, pratinhos de vasos de plantas devem ser eliminados, pois acumulam água, tornando-se potencial criadouro do Aedes.
Ações 
O município tem mantido de forma ininterrupta o trabalho de visitas casa a casa realizado por agentes de saúde, nebulizações, bloqueio e controle de criadouros bem como as fiscalizações realizadas por meio das equipes de imóveis especiais, pontos estratégicos e cooperativa dos carroceiros.
Desde o início do ano, diversas ações foram iniciadas, entre elas, ação em casas fechadas, sob responsabilidade de imobiliárias, para aplicação de adesivos em ralos, orientações em aeroporto, rodoviária e pedágio de Catiguá para barrar a dengue importada.
Denúncias 
Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, podem ser feitas por meio do Disque Dengue, pelo telefone 0800-7705870. A ligação é gratuita.

Nenhum comentário: