O Procon Rio Preto dá dicas para quem pensa em adquirir viagens neste início de temporada de verão. Para não ter dor de cabeça, o Procon alerta o consumidor para ter cuidado antes de fechar pacotes de viagens com operadores de turismo, fazer reservas de hotéis ou adquirir passagens aéreas.
A dica principal é ler atentamente o contrato antes de assiná-lo. Somente de janeiro a outubro deste ano, o Procon Rio Preto recebeu 75 reclamações referentes a pacotes oferecidos por agências de turismo, reservas e hospedagens em hotéis e passagens aéreas.
Outra orientação do órgão é pesquisar antes de fechar a compra checar preços e, principalmente, referência das empresas. “Se a empresa oferece um pacote deve informar o consumidor discriminadamente todos os valores previstos, da parte terrestre, aérea, categorias das passagens, taxas de embarque, tipos de acomodação, traslado, refeições inclusas, juros, além de despesas extras”, afirma o diretor do Procon Rio Preto, Sérgio Parada.
Sobre referência de empresas da área de turismo ou hotéis, por exemplo, o consumidor pode checar o cadastro de empresas reclamadas no Procon, no site www.procon.sp.gov.br.
“É importante o consumidor guardar todos os prospectos e anúncios de viagem que o auxiliaram no fechamento de pacotes, compras de passagens aéreas ou reservas de hotéis. No caso de problemas durante a viagem é necessário comunicar os responsáveis e, se possível, registrar o ocorrido com fotos e vídeos”, orienta Parada.
Caso a agência cancele a viagem é obrigada a devolver todos os valores pagos. Se a desistência partir do consumidor, a comunicação à empresa contratada deve ocorrer o mais breve possível e por escrito. “Em relação à parte aérea, se houve restituição vai depender do contrato acertado”, ressalta o diretor.
Outras orientações sobre pacotes de viagens, aquisição de passagens aéreas e reservas em hotéis podem ser pesquisadas no Manual da Boa Viagem, disponibilizado pela Fundação Procon de São Paulo, na Internet. O material está disponível no endereço http://www.procon.sp.gov.br/pdf/acs_projeto_boa_viagem.pdf.
O Procon Rio Preto atende a reclamações de consumidores no Poupatempo, localizado à rua Antônio de Godoy, 3033, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas e aos sábados, das 8 às 13 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário