sexta-feira, 18 de novembro de 2011

14º edição da Caravana da Cidadania terá grande estrutura pela Prefeitura


Atendimento médico, odontológico, vacinas, testes preventivos, orientações sobre os serviços da Prefeitura. Esses são alguns dos atendimentos que serão oferecidos pela Prefeitura de São José do Rio Preto neste sábado, 19/11, durante a 14º edição da Caravana da Cidadania, promovida pela Acirp –Associação Comercial e Empresarial.
A Caravana da Cidadania será realizada na escola Michel Pedro Sawaya, localizada no bairro Cristo Rei, das 9 às 16 horas.
Durante a caravana serão oferecidos à população, num mesmo espaço, atendimentos realizados por órgãos públicos, empresas privadas, entidades, instituições e associações. A população tem acesso a exames de saúde; orientações sobre prevenção de doenças, aposentadoria, jurídica, emissão de carteira de trabalho, entre outras; no setor de beleza e bem-estar são oferecidos corte de cabelo, máscaras terapêuticas, limpeza e hidratação de pele; haverá ainda oficinas de artesanato, origami, jogos inteligentes e iniciação digital.
Estarão presentes para atender os visitantes as Secretarias Municipais de Assistência Social; dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia; Cultura; Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo; Fazenda; Habitação, Educação; Saúde; Meio Ambiente e Urbanismo; Serviços Gerais; Trânsito, Transportes e Segurança; Esportes e Lazer e do Trabalho e do Emprego, mais a Emcop –Empresa Municipal de Construções Populares; Fundo Social de Solidariedade; Procon;  Defesa Civil; Semae e Emurb.
Uma das maiores estruturas será levada pela Secretaria de Saúde que comparecerá, por exemplo, com a Unidade Itinerante (caminhão), que iniciar a campanha de testagem sorológica para HIV, Sífilis e Hepatite. Também será distribuído material informativo sobre doenças sexualmente transmissíveis e preservativos.
No espaço da Unidade de Saúde dos bairros Caic e Cristo Rei serão aplicadas vacinas como a Dupla Adulta, que imuniza contra Difteria e Tétano; Tríplice Viral, contra Sarampo, Caxumba e Rubéola; Febre Amarela, Hepatite B para crianças, adolescentes e grupos de risco; além da Pólio para crianças menores de cinco anos. Para ser imunizada a pessoa deve levar o Cartão de Vacinação e um documento de identidade.
O ônibus do Projeto Saúde Itinerante também vai estar presente durante a Caravana oferecendo atendimento médico, odontológico e orientação nutricional. Agentes de saúde também vão distribuir material educativo com dicas de prevenção contra a dengue.
Semae
O SeMAE –Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto também irá participar com informações sobre como funciona o sistema de saneamento sanitário no município, qual é a estrutura das redes de abastecimento e coleta e das estações de tratamento de água e esgoto, ETA e  ETE. Além disso, estará atendendo à população esclarecendo dúvidas e providenciando serviços oferecidos pelo SeMAE.
Fundo Social .
O Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto irá prestar informações à comunidade, sobre as campanhas e projetos realizados pelo Fundo Social de Solidariedade, como por exemplo, campanha do Agasalho, de Natal, Projeto “Olhar Solidário”, Projeto Viva e cursos realizados pelo Ponto de Cultura “Viva.
Além disso, a população poderá fazer inscrição para os cursos de formação profissionalizante de corte e costura, patchwork e auxiliar administrativo.
Os cursos são gratuitos.
O Banco Municipal de Alimentos também estará presente a Caravana com dicas e orientações sobre manipulação, higienização e aproveitamento de alimentos.
Quem quiser colaborar com as ações do Fundo Social poderá fazer doações de brinquedos, roupas e calçados. O ponto de coleta será no próprio estande do Fundo.

Saúde realiza mutirão de
 consultas especializadas 

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (19/11), mutirão de consultas especializadas no Ambulatório de Especialidades. O objetivo é agilizar as consultas de retorno já agendadas e atender pacientes que têm pedido de prioridade médica.
Ao todo serão consultados 402 pacientes, cujo atendimento já foi agendado previamente e confirmado anteriormente pela Secretaria de Saúde.
Segundo a diretora de Atenção Especializada, Diene Trajano, durante o mutirão serão realizadas consultas médicas nas áreas de cardiologia, neurologia, reumatologia e oftamologia. “Teremos no atendimento quatro neurologistas, cinco cardiologistas, dois reumatologistas e quatro oftalmologistas”, afirma.
“Vale ressaltar que somente serão atendidos pacientes já agendados para essa data pelas unidades de saúde onde realizam o acompanhamento médico”, diz a diretora.
O mutirão será realizado das 7 às 12 horas.


Nenhum comentário: