domingo, 10 de abril de 2011

Programação da Virada Cultural de São José do Rio Preto conta com duas atrações locais


Duas atrações locais integram a grade da edição 2011 da Virada Cultural Paulista de São José do Rio Preto.  As intervenções “Pílulas Poéticas”, da Cia. Forrobodó de Teatro e Cultura Popular, e “Primata”, da Virtual Cia. de Dança, serão apresentadas, respectivamente, em frente ao Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto e em frente ao Palco Externo, no Anfiteatro da Represa Municipal.  O evento, realizado pelo governo do Estado de São Paulo, será nos dias 14 e 15 de maio. A intervenção “Pílulas Poéticas” traz médicos-poetas que farão um diagnóstico ao público, a fim de desvendar alegrias, mistérios, tristezas, inquietudes, ou algum prognóstico desconhecido, improvisado em versos que o próprio “paciente” possa 
também rec(e)itar. A outra atração é uma referência à teoria da evolução e o estudo dos primatas, a intervenção da Virtual Cia. de Dança é uma perspectiva humorada sobre a espécie e sua e(in)volução, comportamento em cativeiro, liberdade e em sociedade. Em uma jaula, os intérpretes utilizam técnicas alternativas de locomoção, como ‘Le Parkour’, técnica circense e ginástica olímpica.
Programação
A edição 2011 da Virada Cultural Paulista traz para a cidade 24 horas de manifestações culturais. Ao todo, serão 40 apresentações em quatro espaços diferentes.  Na programação há música, dança, filme, teatro, circo, artes visuais e oficina. A abertura oficial do evento será com o espetáculo de dança “Forrólins/Sabiá/Maracatu do Chico Rei”, do Cisne Negro, às 18 horas, no dia 14 de maio, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. No mesmo dia, o local receberá o espetáculo teatral “Shakespeare Amarrotado”, da Cia. Caso de Matraca, às 20h30; a apresentação musical de Danilo Moraes e os Criados Mudos, às 22h30; a Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, às 0h30; e o stand-up com Maurício Meirelles, às 2h30. As intervenções da Cia. Forrobodó de Teatro e Cultura Popular, “Pílulas Poéticas”, serão apresentadas em frente ao Teatro Municipal, no dia 14, às 20 horas, 21h30, 23h30 e 2 horas. Já no dia 15 de maio, o Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto recebe quatro atrações. O espetáculo teatral “O Pato, a Morte e a Tulipa”, da Cia. dos Feitos, às 10h30; as apresentações musicais de Maria Eugênia, às 13h30; e Pata de Elefante, às 15 horas. O show de Mariana Aydar, às 16h30, fecha a programação do local. No mesmo dia, em frente ao Teatro Municipal, serão apresentadas as intervenções circenses “Mário e Nete”, às 12h30; e “Clown Siameses”, às 14 horas; “Caixa de Brinquedos”, às 16 horas, todas da Cia. Felinos Adestrados. O Palco Externo, montado no Anfiteatro da Represa Municipal, receberá 13 atrações. No dia 14, quem abre a programação é a apresentação musical do grupo Apanhador Só, às 19h30; seguido por Johnnie Rock, às 21 horas; Luiza Possi, às 22h30; Pink Martini, à 0 hora; e Dona Gafi, às 2 horas. As intervenções da Virtual Cia. de Dança, “Primata”, serão apresentadas às 20h30, 22 horas, 23h30 e 1h30, em frente ao Anfiteatro da Represa. Durante o período da tarde, no dia 15, o local recebe as apresentações musicais dos grupos Choro Fino, às 14 horas; Vespas Mandarinas, às 15h30; e Titãs, às 17 horas. Em frente do palco, a Cia. Bobiô Ficô Lô! faz as intervenções “Regentes da Gente”, às 15 horas, e “Bora Embalar-se”, às 16h30. O SESC Rio Preto será palco de seis atrações. No dia 14, terá a apresentação musical de Kaoll & Lanny Gordin, às 21 horas. No dia 15, a instalação de artes visuais Pensológicoexisto”, às 10 horas; oficina de culinária, às 11 horas; oficina de artesanato “Fio de Luz”, às 14 horas; o espetáculo “Pierrô, Confete e Serpentina”, da Cia. Prosa dos Ventos, às 15h30; e apresentação musical Na Ponta do Dedo, às 17 horas. Para os amantes da sétima arte, serão apresentados quatro filmes no Cine Eldorado. No dia 14, a sessão começa às 19 horas, com Dzi Croquette, seguida por Se Nada Mais Der Certo, às 22 horas; e À Prova de Morte, à 1hora. No dia 15, será apresentado o filme Kiriku e a Feiticeira, às 11 horas.

Nenhum comentário: