sexta-feira, 22 de abril de 2011

Campanha Nacional de Vacinação contra gripe tem início nesta segunda-feira (25/4)


Tem início na segunda-feira (25/4) a campanha nacional de vacinação contra gripe Sazonal e Influenza A (H1N1). Em Rio Preto, idosos, gestantes, crianças com idade entre seis meses e menores de dois anos, além de profissionais de saúde, podem tomar a vacina em qualquer uma das 25 Unidades de Saúde do município. Segundo a coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, pelo menos 81 mil pessoas se enquadram nos critérios do Ministério da Saúde para que sejam vacinadas durante a campanha. “A expectativa é de atingir a meta proposta de imunizar pelo menos 80% deste público”, afirma a enfermeira. A única restrição para a vacina, que imuniza contra três de vírus, incluindo o da Influenza A (H1N1), também conhecida como gripe suína, é quem tem alergia a ovo. A campanha termina em 13 de maio. “Para ser vacinada, a pessoa terá de se enquadrar nos critérios previstos pelo Ministério da Saúde e não esquecer o cartão de vacinação. Os adultos vão tomar uma única dose. Já as crianças, tomam meia dose e após 30 dias devem tomar a dose final”, afirma.

Campanha Nacional de
 Vacinação contra Gripe
Período: 25/4 a 13/5
Quem pode ser vacinado: qualquer pessoa com 60 anos ou mais, toda a população indígena (acima de 6 meses), crianças com idade entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais de saúde.
Quem não pode ser vacinada: pessoas que não se enquadrarem nos critérios descritos acima e quem tem alergia à proteína do ovo. Segundo o Ministério da Saúde, pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro. 

Nenhum comentário: