sábado, 26 de fevereiro de 2011

Um convite à construção do conhecimento


SELO POSTAL

As mudanças econômicas e sociais, pelas quais passa o Brasil, motivaram o Ministério da Educação e Cultura – MEC a instituir os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), contendo orientações e sugestões de planejamento das atividades escolares, da reorganização dos currículos e dos métodos aplicativos, visando mudar as práticas na sala de aula e incentivar o aluno a construir o conhecimento a partir de sua própria experiência.


Nos PCNs estão incluídos os temas transversais que têm o propósito de aproximar o conhecimento escolar da realidade social e das comunidades, mediante a abordagem de assuntos relativos à ética, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, trabalho e consumo. Estes conteúdos ajudam na formação do aluno-cidadão. Levam-no a conhecer, praticar e construir valores. Permitem gerir o próprio comportamento e capacitam-no a fazer suas escolhas de maneira consciente.
O estudante não é mais considerado um futuro cidadão e, sim, um cidadão do presente, bastando para isso que lhe sejam oferecidas oportunidades na própria escola. O exercício da cidadania que é a capacidade de intervir e transformar a realidade, deve-se ao acúmulo de conhecimento e à diversidade de fontes. Neste sentido, destaca-se o selo postal como fonte de conhecimento, que pode ser utilizada nas mais diferentes áreas, em qualquer contexto e faixa etária.



Os selos postais nas disciplinas

Artes

A arte possui importante função na aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades. O aluno que entra em contato com manifestações artísticas, produz ou aprecia obras-de-arte, desenvolve sua percepção, estimula a imaginação, adquire e cultiva maior senso artístico e estético, além de exercitar diferentes sentidos, como o tato, a visão e a audição, e de aprimorar os gestos e a linguagem.
O fenômeno artístico pode apresentar-se na cultura popular, na erudita, nos meios de comunicação e nos selos postais, que expressam por meio da arte a aventura do conhecimento.



Ciências naturais

A curiosidade humana busca o conhecimento, utilizando-se do método científico: observação, formulação de hipóteses e investigação. Esta metodologia é um dos objetos das Ciências Naturais. Dentre outros objetivos, pode-se destacar a proteção à biodiversidade, que busca reverter o quadro de destruição do Planeta, provocado, principalmente, pela ação humana.
O ensino de Ciências Naturais deve ajudar o aluno a compreender melhor o mundo em que vive, motivando-o a discutir as relações do homem com a natureza, além de favorecer a postura reflexiva e investigativa e de colaborar para a construção da autonomia de pensamento e de ação, ampliando a possibilidade de participação social e desenvolvimento mental. Neste contexto, o estudo da Filatelia pode auxiliar na transversalidade das aulas, com temas sobre meio ambiente e saúde.




Geografia

O desafio do professor de Geografia é tornar o mundo, com toda sua dinâmica, compreensível ao aluno, utilizando-se da observação e da descrição para explicar e localizar no espaço geográfico seus componentes e compará-los com os de outras paisagens. Para compreender este espaço, os selos são importantes recursos visuais.



História

Um bom historiador é como um detetive que investiga várias fontes, procurando pistas para estabelecer relações e responder aos desafios propostos.
Ensinar história é estimular o aluno a refletir e a fazer descobertas, demonstrando que a disciplina pode lhe dar uma visão mais ampla sobre o dia-a-dia que o cerca, relacionando os fatos do presente com os do passado. Como cada selo é um pedacinho da nossa história, a Filatelia é uma excelente fonte de pesquisa, que o aluno poderá utilizar para realizar trabalhos escolares.



Português

Segundo os PCNs, ao longo do Ensino Fundamental o aluno deve ser motivado a ler, a escrever e a desenvolver habilidades que o auxiliem a expressar-se de maneira competente na língua portuguesa.
Pelo uso da linguagem, escolhendo as palavras certas para cada tipo de discurso, na sala de aula, o aluno aprende a opinar, a defender seus pontos de vista, a respeitar opiniões diferentes e a exercer a sua cidadania.
O estudo dos selos postais em sua missão de propagar a cultura contribui para o desenvolvimento intelectual e ampliação da competência discursiva do aluno.


Educação física

Os temas transversais podem ser explorados nas aulas de Educação Física para estimular a reflexão e propiciar uma aprendizagem que ressalte os aspectos afetivos, sociais, éticos e de sexualidade, contribuindo para a construção de uma visão crítica em relação à prática e aos valores inseridos nas disciplinas e no meio social. Como recurso didático na transversalidade das aulas, o professor poderá desenvolver atividades com os selos postais que focalizam diversos eventos e modalidades esportivas.



Interdisciplinaridade

Na maioria das vezes, o ensino tradicional compartimentado por disciplinas coloca o especialista num mundo fechado e o aluno com dificuldades para estabelecer relações. É por isso que projetos interdisciplinares e temas transversais estão, a cada dia, tomando mais espaço nas escolas.



Um projeto ideal deve almejar as relações interpessoais éticas onde se pratique o respeito pela diversidade cultural e pelo meio ambiente, a cooperação em vez da competição, a resolução pacífica dos problemas por meio do diálogo e o questionamento dos preconceitos. Assim, torna-se mais fácil para o aluno aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Esta é a verdadeira EDUCAÇÃO PARA A PAZ, onde os cidadãos conscientes estão prontos para agir com responsabilidade.

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