sábado, 2 de outubro de 2010

Correios divulgam em bloco de selos o Ano Internacional da Biodiversidade – 2010

Esta emissão, que os Correios emitiram no último dia 21 de setembro na cidade de Curitiba (PR), destaca o Ano Internacional da Biodiversidade – 2010, instituído em 20 de dezembro de 2006, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, e aborda a agroecologia e agricultura orgânica, sistema sustentável desenvolvido no Estado do Paraná.
A criação do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia – CPRA, em 2007, demonstra uma vontade política em se ter uma autarquia para atuar exclusivamente na geração e na difusão do conhecimento em agroecologia, para agricultores e técnicos. Um grupo de trabalho composto de técnicos da EMATER/PR permite que os agricultores paranaenses tenham uma assistência técnica e extensão rural comprometida com os ideais agroecológicos.
O Programa de Pesquisa em Agroecologia criado pelo Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR se configura segundo os preceitos da agricultura orgânica ou biológica, que preserva os mananciais e pouco interfere na vegetação natural.
O crescimento da demanda tem impulsionado a produção e a comercialização de produtos orgânicos, refletindo a importância dos Programas de Governo para o desenvolvimento da agroecologia naquele Estado, o que é válido para todo Brasil, sendo, ainda, a agricultura orgânica, nele desenvolvida, predominantemente, em pequenas propriedades de caráter familiar.
A legislação ambiental também contribui a favor da agricultura orgânica, pois, em locais com mananciais ou próximas a áreas de proteção ambiental, a prática da agricultura convencional é restrita ou até mesmo proibida. A agroecologia também é uma atividade com grande potencial de crescimento. Atualmente, as pessoas têm maior preocupação com a saúde e as mudanças climáticas despertam a consciência ecológica na sociedade, o que garante o apoio da população a sistemas de produção de menor impacto ambiental.
Devido à sua localização, extensão territorial e topografia, o Paraná possui regiões com características geográficas muito distintas, o que permite uma produção e oferta de alimentos orgânicos bastante diversificada. A produção de hortaliças orgânicas concentra-se em torno das grandes cidades, com destaque para Curitiba e Londrina. Existem polos de produção de açúcar mascavo nas regiões de Jacarezinho e Francisco Beltrão. O norte paranaense se sobressai na produção de café orgânico e frutas tropicais. É expressivo o crescimento ocorrido nas culturas de trigo e milho, e tende a se intensificar, acompanhando o plantio de soja. A tecnologia de produção orgânica preconiza a rotação e culturas. A produção de frutas orgânicas é crescente, com destaque para a produção de banana no litoral, e morango e caqui na região metropolitana de Curitiba.
Em 2003, a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná iniciou um programa e formação de Técnicos em Agroecologia, o que levou, em 2004, à criação do Núcleo de Agroecologia da Escola Técnica, que coordena a formação desses profissionais, em parceria com escolas de áreas rurais. O apoio à implantação de feiras e mercados exclusivos para produtos orgânicos permite o crescimento da oferta e o aumento da demanda desses produtos, e, também, é uma garantia ao mercado consumidor.
Na área da pesquisa, em 2004, o IAPAR criou o Programa de Pesquisa em Agroecologia (PAG), com a finalidade de congregar e coordenar ações de pesquisa, promovendo sistemas sustentáveis de produção agroecológica e orgânica. Com tal missão, atua em projetos de pesquisa, estimulando a proteção da biodiversidade dos agroecossistemas, respeitando os ciclos biológicos, favorecendo a atividade biológica do solo, e priorizando métodos que recuperem, mantenham e promovam o equilíbrio dos biomas, considerando as diferentes dimensões da sustentabilidade.

Sobe o bloco: Composto por dois selos, o bloco divulga o Ano Internacional da Biodiversidade – 2010, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2006. No selo da esquerda, é mostrado o tomate (Lycopersicon esculentum), fruto do tomateiro (Solanum lycopersicum), um dos mais populares vegetais, de produção orgânica. No selo da direita, um canteiro orgânico de verduras folhosas. Acima, na composição do bloco, a logomarca da Exposição Mundial de Filatelia – Portugal 2010 e a logomarca do Ano Internacional da Biodiversidade, que apresenta três componentes fundamentais: o ano 2010 e os outros elementos iconográficos, que simbolizam a biodiversidade (peixes, ondas, um flamingo, o ser humano – um adulto e uma criança, e uma árvore) e, abaixo, o título – 2010 Ano Internacional da Biodiversidade. O design ficou a cargo do artista Paulo Baptista, que utilizou as técnicas de pintura a guache e computação gráfica.
A tiragem é de 150 mil blocos, com valor facial de R$ 2,40 cada selo (R$ 4,80 o bloco). A peça filatélica pode ser adquirida nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).

Bloco Comemorativo: Conjunto de um ou mais selos de uma mesma emissão, impressos em pequena folha, que podem ser usados no todo ou em parte, no porteamento de correspondências.




Nenhum comentário: