sábado, 3 de julho de 2010

Correios divulgam em selos peixes do Lago Maláui

Os Correios lançam no próximo dia 6 de julho na cidade de Brasília (DF), um bloco postal (emissão especial) com três selos da Série Relações Diplomáticas: Brasil – Maláui. Nesta emissão, é focalizado o Maláui, país situado no sudeste da África Oriental, cuja capital é Lilongwe e ilustrada pela beleza ornamental dos peixes Ciclídeos do Lago Maláui, também conhecido como Niassa, de grande importância econômica e ambiental para o país, dada a aridez do clima local e a ausência de portos marítimos.

SOBRE O BLOCO: De autoria do artista Carlos M. Horcades, o bloco mostra, na imagem de fundo, em tons pardos que lembram a savana africana, uma vista aérea do Lago Maláui, cujo contorno alongado reporta ao formato de um peixe, na cor escura. Trata-se de um dos maiores depósitos aquáticos do continente africano, com uma grande diversidade de peixes ornamentais, especialmente Ciclídeos. Três deles são representados nos selos, exibindo suas formas e brilho num colorido vibrante. Compondo as imagens, são apresentadas as bandeiras nacionais do Brasil e de Maláui. Foram utilizadas as técnicas de desenho vetorial sobre fotografia, retoques a mão e computação gráfica.
Contendo três selos em cada, a tiragem será de 150 mil blocos, sendo que cada selo custará R$ 2,00. A peça filatélica poderá ser adquirida nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).
Bloco Comemorativo: Conjunto de um ou mais selos de uma mesma emissão, impressos em pequena folha, que podem ser usados no todo ou em parte, no porteamento de correspondências.

HISTÓRICO
O Maláui, no idioma nativo chichewa, significa o nascer do sol, imagem presente na bandeira nacional. É um país interior, ou seja, sem saída para o mar. Ao mesmo tempo, o traço mais característico de sua paisagem é o imenso Lago Maláui, o terceiro mais extenso da África, que ocupa cerca de um quarto de sua superfície, aproximadamente 31.000 km², e que o divide com a Tanzânia e Moçambique.
Os colonizadores ingleses denominaram aquele território por Niassaland, associando-o ao nome do grande depósito aquático, o Lago Niassa. Com a independência, em 1964, o novo país adotou o nome de Malawi, assim como aquele lago.
País planáltico, o Maláui apresenta uma cadeia montanhosa que se estende do norte ao centro-oeste do seu território, com elevações entre 1.000 e 2.000 metros, que acompanham o Vale do Rift. Na sua porção sudeste, a leste da planície do Vale do Rio Shire, ocorre o maciço de Mulanje, com o ponto mais alto do país, o pico Sapitwa, a 3.002 metros de altitude.
O clima é tropical continental da região central até o norte do país, com uma temperatura média anual em torno de 30°C, e mais ameno (tropical de altitude) ao sul, sofrendo, durante o inverno, a influência das massas de ar frio provenientes do polo sul. Sua vegetação típica é a savana, adaptada a secas longas e severas.
O Parque Nacional do Lago Maláui abrange o sul do lago, compondo cerca de doze ilhas, uma reserva florestal e uma zona intocada até 100 metros da margem lacustre. Foi designado, em 1984, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, como Patrimônio da Humanidade.

Ciclídeos
Cichlidae é uma Família de peixes de água doce da ordem Perciformes, que compõe cerca de 105 gêneros e 1.900 espécies. Os Ciclídeos representam a maior Família de peixes (quantitativamente) e cerca de 5% dos vertebrados existentes na Terra. Muitas dessas espécies são criadas e comercializadas como peixes ornamentais ou exploradas na pesca comercial e esportiva.
Ocorrem nas Américas, África, Madagascar, litoral sul da Índia, Sri Lanka e Oriente Médio. Foram introduzidos em vários países, e, em alguns deles, são a única fonte de proteína animal para milhões de pessoas.
A região africana do Vale do Rift (Lagos Maláui, Tanganica e Vitória) se destaca pela diversidade de espécies da Família Cichlidae, que se caracterizam pela exuberante coloração, e dimensões que variam de 2,5 centímetros (Neolamprologus multifasciatus) a 80 centímetros (Boulengerochromis microlepis), ambos do Lago Tanganica. O Lago Maláui é o habitat das mais belas e coloridas espécies da Família dos Ciclídeos, sendo encontrados, principalmente, os gêneros Pseudotropheus, Melanocromis e Aulonocaras.

Nenhum comentário: