sábado, 29 de maio de 2010

Correios ministram oficina filatélica na COOPEC

Colecionar selos constitui um dos mais difundidos e apreciados passatempos de que se tem notícia. A prática da Filatelia oferece aos seus adeptos prazer e entretenimento; guardar selos, depois de descolados de suas respectivas correspondências, em envelopes e caixas, revela o primeiro estágio deste ramo de colecionamento. A rigor não se pode afirmar que os adeptos desta prática são realmente o que podemos chamar de filatelistas e sim ajuntadores de selos. Superar este estágio é um desafio mais complexo, que propicia aos que se encorajam nesta aventura desfrutar de suas coleções de forma intensa, estabelecendo uma relação ao mesmo tempo apaixonada e científica. Em certos casos, os selos postais são os únicos testemunhos de fatos de relevância na história das sociedades – como aqueles emitidos num curto período para identificar movimentos separatistas ou governos paralelos. Noutros, revelam paisagens e costumes já desaparecidos. Olhos atentos enxergarão em cada selo - pedaço de papel que não passa de 4 a 5cm2 – novas e infinitas possibilidaddes.






Com o objetivo de incentivar, desenvolver e orientar a prática da Filatelia, os Correios, através dos funcionários Clarivaldo Squizato, gerente da Agência Filatélica de Rio Preto; Suzana Ciudad Real Figueredo, atendente da Agência Central de Rio Preto e este colunista, ministraram nos dias 20 e 21 de maio último, duas oficinas filatélicas na Escola COOPEC de São José do Rio Preto para alunos da 6ª série “A” e “B”.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o mundo maravilhoso do colecionismo de selos postais. Conheceram a história da comunicação humana, o surgimento do selo postal no mundo e no Brasil, endereçamento de correspondência, como iniciar uma coleção de selos, formas e tipos de coleção, manuseio dos selos e peças filatélicas, acessórios do colecionador, e, no final, botaram a mão na massa: aprenderam como montar uma coleção.
As professoras também participaram, ocasião em que tiveram a oportunidade de receber um farto material filatélico, onde a Filatelia oferece seu potencial pedagógico e o aluno pratica o método científico: observa, formula hipóteses e investiga nas diversas áreas do conhecimento. Esta coluna agradece a direção da Escola pela iniciativa.

Nenhum comentário: