Walcyr Monteiro (Belém do Pará, 27 de janeiro de 1940-) é um escritor brasileiro.
É jornalista profissional, tendo trabalhado e colaborado em diversos jornais e revistas. Atuou como professor de ensino médio e superior nas disciplinas Antropologia Cultural, Economia Brasileira e Ciência Política na área da educação. Atualmente preside o Centro Paraense de Estudos do Folclore e é secretário do Instituto Histórico Geográfico do Pará. Também ministra palestras sobre folclore.
Seu livro Visagens e Assombrações de Belém já foi utilizado como base para produção do roteiro do longa-metragem Lendas Amazônicas (1998), e o curta-metragem Visagem (2006).
Obras publicadas
Visagens e Assombrações de Belém
Visagens, Assombrações e Encantamentos da Amazônia
(coleção de 13 livros)
Cosmopoemas
Miscêlanea ou Vida em Turbilhão
As Íncriveis Histórias do Caboclo do Pará
Histórias Brasileiras e Portuguesas para Crianças
Presente de Natal
5 comentários:
Walcyr Monteiro o HOMEM mais improtante pra cultura paraense,este senhor de 71 anos de idade em 2011 tem muitas obras importantes para as nossas vidas,só queria agradecer a Deus por existrir um homem assim!!
Conheci o Walcyr em Brasília, durante um curso que fizemos na Fundação Centro dos Servidores Públicos - FUNCEP, na década de 80. Na época eu era servidor do INCRA e ele servidor do Governo do Estado do Pará. Depois fiquei sabendo que ele (muito modesto)era um escritor muito famoso lá do Estado do Pará. Acompanhei pela Internet alguns de seus trabalhos, mormente ligados à Lendas e ao Foclore da Amazônia. Fiquei feliz em saber que ele continua desenvolvendo seu trabalho nessa área. Um abraço a esse famoso escritor que tive o privilégio de conhecê-lo. Patrício.
Sou fã das obras do Walcyr. Mas agora, olhando as fotos dele, me surgiu uma dúvida... Seria ele irmão do baixinho da Kaiser?
Sou leitora dos seus livros, através deles conheci alguns personagens do folclores e cultura paraense. Parabéns pelo seu sucesso!
Concordo com oque à senhora disse eu também tive a mesma insperiensia
Postar um comentário