terça-feira, 13 de outubro de 2015

Campinas campeã dos Jogos Regionais do Idoso



Campinas sagrou-se neste domingo, 11 de outubro, campeã geral da 19a edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI-2015). Piracicaba e São José dos Campos ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Foi a primeira conquista expressiva de Campinas depois de anos em competições desse tipo. A expectativa é a de que o sucesso do evento e os resultados obtidos sirvam de estímulo para uma efetiva política pública de apoio ao esporte em geral na cidade, além do futebol e outras modalidades que sempre receberam incentivos. Os próprios JORI demonstraram que há muito a fazer pelo esporte local. Campinas foi campeã em apenas duas modalidades (Malha e Natação Feminina), contra três vitórias de Piracicaba (Atletismo e Damas Masculino e Truco).
Na classificação geral, Campinas somou 79 pontos. Piracicaba contabilizou 66 e São José dos Campos, 55. A competição reuniu mais de 2.100 atletas de 193 municípios e disputando 14 modalidades. Mais uma vez os atletas de mais de 60 anos deram um olé na idade e confirmaram que o campeonato que interessa é o da saúde em dia.

Orquestra Sinfônica de Campinas na abertura dos Jogos

Abaixo, as cidades campeãs por modalidade:
Atletismo feminino – Santo André
Atletismo masculino – Piracicaba
Bocha – Araçatuba
Buraco feminino – Pedregulho
Buraco masculino – Castilho
Coreografia – Campo Limpo Paulista
Damas feminino – Botucatu
Damas masculino – Piracicaba
Dança de salão A G1 – Santo André
Dança de salão B G1 – Poá
Dança de salão A G2 – Mogi Guaçu
Dança de salão B G2 – São Paulo
Dominó feminino – Santana do Parnaíba
Dominó masculino – Jaboticabal
Malha – Campinas
Natação feminina – Campinas
Natação masculina – Santos
Tênis feminino A – São Carlos
Tênis feminino B – Botucatu
Tênis masculino A – São José dos Campos
Tênis masculino B – Sorocaba
Tênis de mesa feminino A – Mogi das Cruzes
Tênis de mesa feminino B – Sorocaba
Tênis de mesa masculino A – São José dos Campos
Tênis de mesa masculino B – Osasco
Truco – Piracicaba
Volei feminino adaptado A – Ribeirão Preto
Volei feminino adaptado B- Cubatão
Volei masculino adaptado A – Pirassununga
Volei masculino adaptado B – Tanabi
Xadrez feminino – Osasco
Xadrez masculino – Santa Bárbara D´Oeste

Mais de 2 mil atletas, comprovando que o
campeonato da saúde e da vida ativa é o principal

Em busca do tempo perdido no esporte – Entre 1936, na primeira edição, até 1979, Campinas foi campeã dos Jogos Abertos do Interior em dez oportunidades, ficando em segundo lugar do pódio, atrás somente da megacampeã Santos. Além disso, Campinas já sediou a “Olimpíada do Interior” quatro vezes, em 1939, 1945,  1960 e 1994.
Desde 1979, nunca mais foi campeã, e nas duas últimas décadas não sediou mais os Jogos. Em 1988, a delegação campineira nem participou dos Jogos Regionais de Santa Bárbara D´Oeste e Abertos de Araçatuba.
Claros sinais da crise crônica nos esportes de uma forma geral, nítido motivo para uma séria reflexão sobre os processos sociais, educacionais e culturais que a cidade tem experimentado. As exceções ficam para as ações individuais de nomes como Vanderlei Cordeiro de Lima e equipes como a Orcampi/Unimed – signos de manutenção da esperança quanto a novos tempos em pistas, quadras, campos, mesas e demais territórios do esporte. (Por José Pedro Martins) 

Nenhum comentário: