sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Carnaval Popular de Rio Preto começa neste sábado


Começa neste sábado (14/2) o Carnaval Popular de Rio Preto promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A partir das 23 horas, De Lukka Jr. e Axékébom, comandam o baile da Praça Cívica; em Talhado, a festa será animada pela banda Kibacana; e em Schmitt por Ghaia.
No domingo (15/2) será realizado o desfile de rua, que começa às 20 horas. A passarela do samba foi montada na avenida Philadelpho Gouveia Neto, no trecho entre a rua Bernardino de Campos e o viaduto Lins Abreu Sodré.
A primeira atração será o bloco formado por 150 crianças que vão levar a seguinte mensagem: “Alegria no Trânsito, se beber não dirija”. Na sequência, acontece a Corte de Momo, rei Momo, rainha e princesa, que abrem oficialmente o Carnaval, como manda a tradição.
Girassóis de Rio Preto com o tema “Marchinhas de Carnaval, alegria do povo” e Bloco Maracatu Pedra de Raio desfilam juntos e aquecem o público para a apresentação da primeira escola de samba. A Acadêmicos de Rio Preto vai contar a história do Guaraná, “O Guaraná a bebida natural de energia do Carnaval”. A escola irá desfilar com dois tripés, dois carros-alegóricos, comissão de frente e cinco alas.
 Depois da Acadêmicos, quem vai tomar conta da avenida é o Bloco do Saci, com “Coisas de Saci”.
Encerra o destile a escola Império do Sol, que irá apresentar o enredo “Novela: Produto Brasileiro de Exportação”. Para apresentar o tema, serão dois tripés, três carros alegóricos, comissão de frente e cinco alas.
A expectativa dos organizadores é dobrar o público de 2014 e levar cerca de 20 mil pessoas para assistir o desfile. A segurança foi reforçada e contará com o apoio de brigadistas, da Polícia Militar e da Guarda Municipal.
E depois da festa na avenida, tem a animação de mais uma noite de bailes. Na Praça Cívica, o comando é novamente de Axékébom e De Lukka Jr.; em Talhado tem Ghaia e em Schmitt, banda Nossa Levada.
 Apuração
A escolha da vencedora do Carnaval de Rua será na segunda-feira (16/2), a partir das 18 horas, na Praça Cívica. A apuração será aberta ao público e terá a apresentação de Luiz Fernando e suas mulatas.
Os blocos receberão troféus de participação. Já as escolas de samba concorrem ao primeiro e segundo lugar e também serão premiados: o melhor samba-enredo, bateria, mestre-sala, porta-bandeira e rainha de bateria.
Compõem a Comissão Julgadora:
DANILO FERRAZ, jornalista, escritor e palestrante rio-pretense. É membro da Academia Latina de Artes e Ciências e presta treinamentos a empresários e multinacionais em todo o país. Em Rio Preto, atua como colunista, radialista e desenvolve palestras, workshops e serviços especializados de desenvolvimento pessoal e cultural. 
EDNA STRADIOTTO, artista plástica, com especialidade em aquarela, e é presidente da Câmara Setorial de Artes Plásticas de Rio Preto.
JONAS SCHNECK FERREIRA, maestro com mais de 20 anos de experiência. É diretor do Instituto musical Amadeus Mozart
ANA LUIZA TORRES DE CARVALHO, dançarina, passista, foi rainha do Carnaval de Rio Preto no ano passado.
GUTO OLIVEIRA, bailarino e coreógrafo, graduado e especializado em motricidade humana, pós-graduado em dança pela ESEF de Jundiaí, professor de dança de salão e professor terapeuta em reabilitações.

Nenhum comentário: