sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Procon orienta sobre compra de material escolar


Pesquisar. Esse é o segredo que o Procon Rio Preto ensina aos pais e responsáveis por crianças e adolescentes em idade escolar neste período de compras de material. O mesmo tipo de produto, conforme estabelecimento e marca, pode sair até 300% mais caro.
Vale a pesquisa de preços em livrarias, papelarias, sites, depósitos, lojas especializadas em atacado, orienta o diretor do Procon Rio Preto, Alcides Zanirato.
Segundo o diretor, antes de ir às compras os pais devem checar em casa se há sobras de material de anos anteriores que ainda podem ser utilizados como borrachas, lápis, canetas, réguas e colas, entre outros produtos.
Os pais também podem se organizar em cooperativas e fazer compras coletivas, o que tende a baratear os preços. A Fundação Procon também orienta a participar de feiras de trocas de livros didáticos.
O Procon alerta ainda que nenhum estabelecimento de ensino pode solicitar na lista escolar produtos que sejam de uso coletivo, como os utilizados na área de higiene ou limpeza e nem pode determinar em qual loja o consumidor deve adquirir o material, o que é considerado abusivo.
O consumidor não pode deixar de exigir nota fiscal, que é o comprovante do que foi adquirido. No caso de produtos com vícios (defeitos), o prazo para reclamação é de 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para duráveis”, alerta.
O consumidor pode encontrar outras dicas no site da Fundação Procon, eno endereçohttps://www.procon.sp.gov.br/pdf/MaterialEscolar62014.pdf.
O Procon de Rio Preto atende a reclamações de consumidores em dois endereços - no Centro (rua Silva Jardim, 3.122), de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas e na região norte (Centro Social do Eldorado/Av. Monte Aprazível, 2640, Eldorado), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Nenhum comentário: