quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Minicidade integra Semana do Trânsito em RP


A Prefeitura, por meio da SMTTS - Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança iniciou nesta quinta-feira (11/9), às 13oras, as atividades da sua Minicidade do Trânsito. A atividade faz parte da Semana Nacional do Trânsito, que acontece de 18 a 26 de setembro.
A minicidade é uma estrutura com pista em lona com dimensões de 16,50 x 8,50 metros na qual é possível simular as mais diversas situações do dia-a-dia do trânsito, como rotatórias, semáforos, faixas de pedestres, sinalizações de PARE e outras.
A novidade ficará, de 11 a 24 de setembro, fixa na quadra de esportes da antiga faculdade UNIFASS, localizada na Avenida Artur Nonato, 1177.
O objetivo é fornecer aulas de trânsito para as crianças da rede pública e privada de ensino. O programa prevê que antes de entrar na pista, as crianças participem de uma aula-palestra ministrada por uma educadora e um agente da GCM –Guarda Civil Municipal.
Após a aula teórica, o aluno tem a aula prática na minicidade para que a possa aprender a conviver com o trânsito, a respeitar as sinalizações e a dividir o mesmo espaço com outras pessoas, entendendo que o trânsito é o espaço mais democrático que existe, onde todas as pessoas, independente de suas posições e culturas têm que conviver e se respeitar.
A Minicidade do Trânsito tem a peculiaridade de ser criada para o público de rio Preto, e tem miniaturas do prédio da Prefeitura, da Biblioteca municipal e da Igreja Basílica, do bairro Boa vista, além de uma miniatura do ônibus circular e diversas mini-árvores. Esses equipamentos ajudarão a criança a ambientar-se vislumbrando sua própria cidade.
Equipamentos específicos de trânsito também fazem parte da minicidade. Semáforos que funcionam de verdade e as mais diversas placas de trânsito ajudarão as crianças a trafegarem e conhecerem as sinalizações. Além disso tudo existem ainda jogos e brincadeiras educativas que colaborarão ainda mais para o conhecimento das crianças.
O secretário de Trânsito, Aparecido Capello, considera a estrutura importante para trabalhar a educação de trânsito com as crianças. “As crianças serão os motoristas do futuro, por isso precisam tem noção de como funciona o trânsito”, destaca.
O Projeto Minicidade de Trânsito irá percorrer escolas que se interessarem em levar o tema para suas crianças. Para isso basta entrar em contato com o Departamento e Educação para o Trânsito da SMTTS e agendar. A faixa etária para ingresso à minicidade é para crianças entre 6 e11 anos e para a instalação da minicidade é necessário um local coberto e de piso liso com dimensões mínimas de 13,00x20,00 metros, como uma quadra de esportes ou mesmo o pátio da escola. Para agendar, basta ligar para 3213-9641, 3213-9643 ou por email: promeiro@riopreto.sp.gov.br
Além da Minicidade que atinge o público do Ensino fundamental I, A Secretaria de Trânsito realiza atividades educativas com o público infantil, até 6 anos com palestras e jogos pedagógicos, com alunos do Ensino Fundamental II e segundo Grau com o festival de teatro Teatrânsito, com o público adulto através de ações educativas e palestras em eventos e Sipat’s e um projeto específico para o público da melhor idade.

Nenhum comentário: