terça-feira, 9 de setembro de 2014

Hoje é Dia do Médico Veterinário


Hoje, os médicos veterinários não se limitam as clínicas e as fazendas de pecuária, pois estão também presentes na indústria alimentícia. Sua principal missão é cuidar da saúde dos animais para evitar a transmissão de doenças ao ser humano. 



Os veterinários são médicos que tratam de animais, não só na área de prevenção e assistência clínica, como também na de produtos de origem animal, contribuindo para a melhoria da zootecnia.
Na área da clínica de pequenos animais, as funções principais recaem sobre o diagnóstico e tratamento de doenças de animais de estimação, como cães, gatos, pássaros etc.
Na área da clínica de grandes animais as funções são semelhantes à da clínica de pequenos animais, mas nesses casos que os veterinários também aconselham produtores de animais e desenvolvem medidas que evitam a propagação de doenças entre animais, visando a saúde do próprio ser humano.
Hoje, os médicos veterinários não se limitam as clínicas e as fazendas de pecuária, pois estão também presentes na indústria alimentícia. Sua principal missão é cuidar da saúde dos animais para evitar a transmissão de doenças ao ser humano. Em fazendas e granjas, o veterinário cuida da higiene, da alimentação e das boas condições de abrigo da criação, certificando-se de que os animais não estão ingerindo substâncias nocivas que possam deixar resíduos na carne que vai para a mesa do consumidor.
Nas grandes metrópoles, como São Paulo, quase todos os supermercados contratam esse profissional. Ele acompanha a chegada do frango, da carne de boi e do leite, checa a existência de micróbios no ambiente de estocagem e verifica a temperatura ideal dos freezers. Além disso, orienta os funcionários sobre normas de higiene no manuseio dos produtos.
Na Administração Pública, os veterinários podem trabalhar como técnicos superiores dos departamentos de fiscalização sanitária. Na iniciativa privada, podem exercer sua atividade em clínicas particulares, em empresas industriais (agropecuárias; de transformação de produtos de origem animal; de alimentos para animais etc.), ou em laboratórios de análises.
A profissão de médico veterinário foi regulamentada pelo decreto no 23.133, de 9/9/1932, assinado pelo presidente Getúlio Vargas. Por essa razão o Dia do Veterinário é comemorado na mesma data.

Nenhum comentário: