terça-feira, 23 de setembro de 2014

Hoje é Início da Primavera



No hemisfério sul, a primavera se inicia no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro. No hemisfério norte, ocorre no dia 20 de marco e termina em 21 de junho.




Os solstícios e os equinócios determinam as estações do ano, que ocorrem de três em três meses.
Solstício é o período em que o Sol se afasta mais do equador. No solstício de inverno, o dia é curto e a noite é longa. No solstício de verão, ocorre o inverso: o dia é longo e a noite é curta. Equinócio é o período em que o Sol se aproxima da linha do equador. No equinócio da primavera, o Sol vai do hemisfério sul para o hemisfério norte. No equinócio do outono, dá-se o oposto: o Sol vai do hemisfério norte para o hemisfério sul. Nessa época, a duração do dia é realmente igual à da noite; por isso adotou-se a palavra latina "equinócio", que significa "igualdade da noite e do dia".
Os povos antigos, como gregos, egípcios, sumérios, babilônios e celtas, agradeciam à "mãe Terra" tudo o que ela lhes oferecia - alimentos, remédios e riquezas - por meio de cerimônias realizadas no início e no final de cada estação, ou seja, nos equinócios e nos solstícios.
Tradicionalmente, a primavera é considerada a mais bela e fértil fase da "mãe Terra", quando todos os seres, plantas e animais acordam de seu repouso (inverno) para iniciarem um novo ciclo de produtividade. Na primavera, desabrocham as flores, as folhas tornam-se mais verdes, a grama cresce exuberante, os pássaros se acasalam e há mais luminosidade e alegria na natureza, bem como no ser humano, que se torna mais otimista.
No hemisfério sul, a primavera se inicia no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro. No hemisfério norte, ocorre no dia 20 de marco e termina em 21 de junho.

Nenhum comentário: