domingo, 21 de setembro de 2014

Hoje é dia Internacional do Rádio e Dia Internacional do Radialista e Dia da árvore


Em 1890, o físico alemão Heinrich Rudolph Hertz comprovou, na prática, a existência das ondas eletromagnéticas, ou ondas de rádio, que, em sua homenagem, passaram a ser chamadas de "ondas hertzianas", cuja unidade de freqüência é o hertz.


Várias pessoas contribuíram com sua criatividade, o brilhantismo de suas pesquisas e sua perseverança para o surgimento do rádio, que revolucionou os meios de comunicação, permitindo que se possa, dentro ou fora de casa, assistir e interagir a um programa transmitido ao vivo de qualquer país, mediante a audição.
Em 1878, o físico norte-americano Thomas Alva Edison inventou a lâmpada incandescente e o fusível. Em 1890, o físico alemão Heinrich Rudolph Hertz comprovou, na prática, a existência das ondas eletromagnéticas, ou ondas de rádio, que, em sua homenagem, passaram a ser chamadas de "ondas hertzianas", cuja unidade de freqüência é o hertz.
Em 1887, o físico norte-americano Pupin descobriu a sintonia elétrica, usada em quase todos os aparelhos de rádio. Em 1890, o fisico francês Branly inventou o aparelho que capta ondas eletromagnéticas, o coesor. O engenheiro russo Popov adicionou a este um captador elétrico, para melhorar o seu funcionamento. Em 7 de maio de 1895, Popov transmitiu, recebeu e decifrou a primeira mensagem telegráfica sem fio. A experiência foi mantida em segredo, por exigência do governo russo.Também foi Popov quem inventou a antena blindada e as bobinas para evitar faíscas.
Também em 1895, na Itália, Guilherme Marconi, estimulado pelas descobertas de Hertz, produziu o primeiro aparelho de rádio da história. Em 1896, ele enviou mensagens em código Morse, à velocidade de vinte palavras por minuto, da cidade de Dover, na Inglaterra, a Viemeux, França, distantes cerca de 23 km. Com isso, obteve a patente do governo italiano, consagrando-se como inventor do rádio.
O cientista brasileiro, pe. Roberto Landell de Moura, jesuíta gaúcho, iniciou suas experiências com o rádio em 1892, em Campinas, São Paulo. Em 1894, ele transmitiu sua voz a uma distância de 8 km. O governo brasileiro reconheceu seu invento somente em 1900, quando lhe concedeu a carta-patente n. 3.279.
Ao final da Primeira Guerra Mundial, surgiu a radiodifusão comercial, fundada pela indústria americana Westinghouse, que possuía um enorme estoque de aparelhos de rádio que não mais seriam utilizados pelas tropas, na guerra. A empresa instalou no pátio da fábrica uma grande antena, para transmitir música e, desse modo, incentivar os funcionários e moradores do bairro a comprar os aparelhos estocados. Desse modo, surgiu a Rádio Difusora K.D.K.A., que funcionou oficialmente a partir de 1920.
Os radialistas tornaram-se importantes a partir de 21 de setembro de 1930, quando Orson Welles transmitiu sua adaptação de A Guerra dos mundos, do romance de H. G. Wells, no programa Mercury Theatre on the air (Teatro Mercúrio no ar), de Nova York.
A Marinha começou a utilizar o rádio para manter contato com a terra, mas foi o jornalismo que percebeu a importância de transmitir e receber informações de grandes distâncias, em tempo real. Hoje, as ondas do rádio são transmitidas para o mundo todo, via satélite.

É também 


Nenhum comentário: