sexta-feira, 27 de junho de 2014

Hoje é Dia Internacional do Diabético - 27 de junho




É importante o diabético manter controlado o nível de açúcar no sangue, obedecer às regras básicas de alimentação e fazer exercícios físicos, para que possa levar uma vida normal.



O diabetes é uma doença crônica causada por distúrbio do metabolismo dos açúcares, gorduras e proteínas do organismo, que gera deficiência na produção de insulina. Como conseqüência, pode haver glicosúria, acidose, perda de líquidos e coma.
Uma pessoa é considerada diabética quando não produz insulina ou quando esse hormônio não age com eficiência. Em média, 6% da população desenvolvem essa doença, mas um terço dessas pessoas não sabe que é diabética.
Há dois tipos de diabetes: o do tipo I, geralmente detectado na infância, é aquele em que a produção de insulina pelo pâncreas é insuficiente ou mesmo ausente; nesse caso, é necessário ministrar insulina por meio artificial. O do tipo II pode surgir na fase adulta; é aquele em que o pâncreas produz insulina, mas o hormônio não age como deveria.
Alguns sintomas estão ligados ao diabetes, tais como: dormência nos pés, muita sede e vontade de urinar muitas vezes ao dia. Obviamente, esses são sintomas encontrados em outras doenças, ou até em nenhuma; portanto, para detectar a doença, a pessoa necessita fazer um exame de sangue e uma avaliação médica.
Os diabéticos precisam de acompanhamento médico periódico, bem como de controle nutricional, redução da ingestão não só de açúcar, mas também de carboidratos, além de outros cuidados importantes.
Se o doente for bem orientado e seguir as dietas com responsabilidade, pode levar uma vida normal, ou quase normal, com algumas limitações que podem ser facilmente adaptáveis à sua rotina. Hoje em dia, há muitos produtos no mercado voltados para essa fatia da população, os quais oferecem boas opções para a dieta alimentar.
Existem várias pesquisas que visam produzir novas drogas e testar ervas que possam ser capazes de reduzir a administração diária de insulina para os portadores do tipo mais grave de diabetes. Tudo dever ser feito, porém, sob acompanhamento médico, pois o diabetes é classificado como uma doença silenciosa. Isso significa que a doença vai minando o organismo sem que a pessoa sinta de imediato.
É importante o diabético manter controlado o nível de açúcar no sangue, obedecer às regras básicas de alimentação e fazer exercícios físicos, para que possa levar uma vida normal.

Nenhum comentário: