sábado, 10 de maio de 2014

Instituto Confúcio na UNESP traz mostra de filmes chineses


O Instituto Confúcio, que funciona na UNESP, entidade do Ministério da Educação da República Popular da China, em parceria com a Prefeitura de São José do Rio Preto, promove, no período de 16 a 20 de maio, a primeira mostra de filmes chineses em Rio Preto. As sessões acontecem sempre às 20 horas.  O evento será realizado no auditório Abreu Sodré, 9º andar do prédio da Prefeitura, tem por objetivo apresentar a cultura chinesa e a perseverança de seu povo.
A abertura da mostra será no dia 16 de maio com a exibição do longa-metragem “Confucius”, que é dirigido por Hu Mei. O filme retrata a vida de Confúcio (551-479 A.C.), que ansiava por civilizar a sociedade através do seu pensamento e inteligência.
A mostra é totalmente gratuita e tem apoio da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura, do IBILCE (UNESP) de São José do Rio Preto e da Acirp. Todos os filmes possuem legendas em português.
Confira a programação:
Dia 16/05 - "Confucius", duração de 110 minutos, dirigido por Hu Mei.
Sinopse: O filme retrata a vida de Confúcio (551-479 A.C), que ansiava por civilizar a sociedade através do seu pensamento e inteligência. Após sua morte ele obteve o título de "Supremo de Grande Realização" e o seu pensamento tornou-se uma importante fonte ideológica para a nação chinesa.
Dia 17/05 – “Keeping watch on the terraces” (“A vista dos Terraços de Arroz”), duração de 40 minutos, dirigido por Jia Cuo.
Sinopse: É um documentário que retrata a cultura do arroz em uma montanha, pois 74% do território chinês são compostos por montanhas e deserto. Os terraços ocupam mais de três mil degraus de água, parecendo uma rede. Resultado de um trabalho laborioso e duro do povo Hani durante milhares de anos.
Dia 18/05 – “Pure Love”, duração de 106 minutos, dirigido por Jiang Qinmin.
Sinopse: Retrata a chegada do fim da guerra com os japoneses enviados para a China como camponeses para desbravar as terras do nordeste. Alguns japoneses começaram a fugir do país. Durante a fuga, Ai e seu namorado Shunsuke, ficaram presos em uma aldeia, onde foram abrigados por Shanlong e sua mãe. Depois de passar por muitos lugares, eles regressam ao Japão, mas Ai, comovida pela bondade da família chinesa, decidiu permanecer na China e se casou com Shanlog. O amor superou a nacionalidade e o conflito.
Dia 19/05 – “Forever (Enthralled)”, duração de 138 minutos, dirigido por Chen Kalge.
Sinopse: Em 1894, Mei Lanfeng nasceu em Beijing descendente de uma família de atores de ópera. O garoto mostrou desde pequeno talento extraordinário para as artes e acabou dedicando sua vida a Ópera de Beijing. Levou para o mundo a ópera de Beijing, demonstrando dignidade do povo chinês, sofrido pela invasão japonesa.
Dia 20/05 – “Desert in habitantes” (“Uma Família no deserto”), duração de 50 minutos, dirigido por CUI Yazhend.
Sinopse: No meio do deserto de Mu Us, o quinto maior na China, mora uma única família, a de Bai Wanxiang. Em 1985, ele casou-se com Yin Yuzhen, uma mulher perseverante que decidiu enfrentar, junto com o marido, o infinito deserto e a vida que estava por vir. O casal começou a plantar árvores no deserto, desafiando as dificuldades e a solidão. Até 1999 arborizaram dois mil hectares. Yin foi condecorada como “Trabalhadora Modelo Nacional".

Nenhum comentário: