segunda-feira, 14 de abril de 2014

Prefeitura prepara ação para despoluir Rio Preto


O prefeito Valdomiro Lopes e o deputado estadual Orlando Bolçone anunciaram nesta segunda-feira (14/4) uma ação que vai recuperar 14 quilômetros do rio Preto. O projeto será viabilizado com recurso de R$3,3 milhões provenientes da Secretaria Estadual de Justiça. O recurso é resultado das multas lavradas pela secretaria por danos ambientais. “São José do Rio Preto foi selecionada entre 200 cidades para receber essa verba”, destacou o deputado Bolçone.
O projeto será realizado em 5 etapas.  Na primeira etapa serão feitas as regularizações ambientais para intervenção em área de preservação permanente e desassoreamento de trechos do rio. Na segunda etapa serão feitas aquisição e instalação de barreiras flutuantes para conter os resíduos flutuantes provenientes no município de São José do Rio Preto e instalação das placas informativas do projeto.
Na terceira etapa será feita a limpeza e abertura de acessos junto ao rio para início da limpeza com remoção manual e mecanizada, de acordo com a necessidade de cada trecho, com reciclagem dos materiais reaproveitáveis e destinação final em aterro dos rejeitos.
Na quarta etapa ocorrerá o desassoreamento de trechos do rio. E na quinta e última etapa haverá o plantio de 10 mil mudas na APP (área de preservação permanente) do rio Preto, ao logo dos trechos trabalhados e degradados. 
“Essa ação vai beneficiar todos os municípios no trajeto entre São José do Rio Preto, Ipiguá até a cachoeira de São Roberto, em Pontes Gestal. Vai beneficiar as cidades e fomentar o turismo”, destaca o prefeito Valdomiro Lopes.
O prefeito anunciou que está preparando uma lei para multar quem joga lixo nas ruas. Ele também pedirá apoio aos municípios que estão no traçado do rio, para que sejam feitas campanhas para manter o rio Preto limpo. São 13 cidades que poluem o rio Preto. A cada 10 segundos chega um lixo novo na calha do rio. O lixo encontrado no leito do rio vai de pneus a garrafas pet, capacetes e até sofás.
A intenção é iniciar a limpeza do rio ainda este ano e realizar o plantio de 10 mil mudas nos 14 quilômetros de rio pertencentes à nascente do rio Preto. A ação terá duração de 10 meses.

Nenhum comentário: