domingo, 9 de março de 2014

Missa celebra hoje os 94 anos de fundação do colégio Santo André


Uma missa em ação de graças irá celebrar neste domingo, dia 9 de março, às 18h, na capela do colégio, os 94 anos de fundação do colégio Santo André de Rio Preto. A instituição religiosa e de ensino foi fundada no dia 12 de março de 1920. Este ano, completa-se 100 anos da chegada das irmãs religiosas de Santo André ao Brasil. Toda comunidade está convidada a participar da celebração.
 História
 Os trabalhos de solidariedade, dedicação e partilha começaram em Tournai, na Bélgica, em 1231.
No início as Irmãs atendiam peregrinos, viajantes e cuidavam de enfermos. A ação bem sucedida estendeu-se pelo tempo, ampliando missões.
Em 1914, a pedido do bispo de São Carlos, cinco religiosas desembarcaram no Brasil e começaram os trabalhos educacionais primeiro em Jaboticabal (SP).


Em 12 de março de 1920, as Irmãs chegaram a São José do Rio Preto com a missão de instalar uma escola voltada para a educação de moças. Num esforço conjunto entre autoridades locais e as Religiosas da Congregação Santo André, o colégio foi a primeira escola do município voltada para a educação de moças.
Pela iniciativa arrojada e de grande impacto para a sociedade, o colégio foi reconhecido como expressão de uma nova mentalidade sobre a mulher, o seu papel na sociedade e a instrução feminina.
Em uma casa na rua Bernardino de Campos (atual endereço do Praça Shopping), cedida pela prefeitura, nascia o Colégio Santo André, com 33 alunas, no ano seguinte eram 75 e em 1929, o número crescia para 130.
Com o crescente número de alunos, o colégio foi transferido para um prédio, na rua Voluntários de São Paulo, onde hoje funciona a agência central do Banco do Brasil.
Em 18 de junho de 1926, a Congregação de Santo André adquiriu uma grande área no bairro Bom Jesus, e lançou a pedra fundamental da sede própria, na Rua Rubião Júnior. Em 1929, o novo prédio foi inaugurado e a escola passou a funcionar em regime de internato, semi-internato e externato.
O esforço das religiosas foi recompensado com a expedição da autorização de funcionamento de uma Escola Normal feminina junto ao Colégio Santo André em 27 de janeiro de 1932.


Em 1935, o Colégio Santo André passa a chamar Ginásio e Escola Normal Livre Santo André.Na década de 1970, a escola se abriu para acolher meninos. Hoje são 2.530 alunos.
Paralelamente, às atividades do tradicional ensino, de 1936 a 1972, o Colégio Santo André também esteve à frente da Escola de Aplicação Bom Jesus, que atendia alunos de 1º a 4º ano, administrando e financiando todas as suas obras. O ensino para esses alunos era gratuito.
No Brasil, as Irmãs de Santo André desenvolvem trabalhos em São José do Rio Preto, Jaboticabal, São João da Boa Vista, São Paulo e Paraná. Na Europa, atuam na Bélgica, França e Inglaterra. Na África, na República Democrática do Congo.
 Fonte: site www.csa.org.br 

Nenhum comentário: