segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Prefeitura manterá repasse à AACD


 O prefeito de São José do Rio Preto, Valdomiro Lopes da Silva, garantiu nesta segunda-feira, dia 13/01, durante reunião com representantes da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), que o repasse mensal à entidade será mantido pelo município.
Participaram da reunião o procurador do município, Adílson Vedroni, a presidente voluntária da entidade, Adriane Albuquerque Cirelli, a superintendente clínica geral da AACD, Alice Conceição Rosa Ramos e o diretor da entidade, em Rio Preto, Aloísio Aschar.
Desde a implantação da unidade na cidade, em 2008, a Prefeitura de São José do Rio Preto é o único município atendido pela unidade que faz repasses mensais para manutenção à entidade, que hoje atende cerca de 2 mil pacientes provenientes de 258 municípios brasileiros, alguns até de outros Estados.
Para garantir o subsídio, o prefeito enviará projeto de lei à Câmara Municipal solicitando aprovação de subvenção social à entidade no valor de R$ 140 mil. “Vou pedir uma sessão extraordinária, será um esforço financeiro do município para manter as condições de trabalho da AACD, mas estamos formando uma comissão que ficará responsável por buscar recursos nas esferas Federal e Estadual”, afirma.
Também ficou acordado que tanto município como a direção da AACD irão buscar outras formas de convênio para manutenção da entidade, como o governo do Estado e outras prefeituras. “É com alegria que recebemos essa notícia, agradeço ao poder público. Vamos nos empenhar em conversar com outros municípios atendidos por nós para que sejam estabelecidos repasses como Rio Preto. Outras prefeituras precisam se conscientizar”, afirmou a presidente voluntária da entidade, Adriane Albuquerque Cirelli.
Simultaneamente também foi firmado convênio com a entidade, entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, para atendimento de pacientes residentes em Rio Preto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A modalidade será baseada nos procedimentos realizados pela unidade, com repasse que poderá ser de até R$ 30 mil por mês.
Das 13 unidades da AACD ativas em todo o Brasil, a unidade de Rio Preto e de Mogi das Cruzes são as únicas no Estado de São Paulo que recebem repasses da Prefeitura Municipal. Nem em São Paulo, Capital, as cinco unidades da AACD são subsidiadas pela Prefeitura, segundo a própria direção da entidade.
“No restante do Brasil, somente as Prefeituras de Poços de Caldas (MG), Joinville (SC) e Campina Grande (PB) contribuem por meio de subvenção às AACDs. Em Osasco, a AACD local buscou parcerias com Barueri, cidade próxima, que efetua repasse para atendimento de pacientes daquela cidade. O restante tem repasses via SUS e outros parceiros”, explica a superintendente clínica geral da AACD, Alice Conceição Rosa Ramos.

Nenhum comentário: