sábado, 16 de novembro de 2013

Novembro Azul orienta sobre saúde do homem


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto inicia na próxima semana, a partir do dia 18/11, programação do Novembro Azul, ação que visa orientar os homens sobre câncer de próstata e importância de exames preventivos a partir dos 40 anos. É o segundo ano que o município participa do movimento.
Segundo a médica e coordenadora do programa de Saúde do Adulto e Idoso da Secretaria de Saúde, Fernanda Salomão Gorayeb, até o final do mês, serão realizadas ações em sala de espera das 26 unidades com orientações, distribuição de folders do Ministério da Saúde, divulgação do exame preventivo para homens acima de 45 anos, aplicação de questionário de identificação de sinais de alerta nos homens e palestras em empresas com grande concentração de trabalhadores do sexo masculino.
“Nas unidades que possuem o Programa de Saúde do Homem (UBS Parque Industrial, Santo Antônio, Vetorazzo, Jaguaré e UBSF Vila Toninho), bem como o Ambulatório de Especialidades (ARE) será disponibilizada agenda para atendimento com urologistas, no período de 25 a 29 de Novembro para atender a população masculina acima de 45 anos”, afirma a médica.
Na última semana do mês, funcionários da Saúde usarão um laço azul confeccionado pelos pacientes do CAPS. E no dia 30/11, encerramento da campanha, será realizada caminhada em parceria com o Instituto de Urologia e Nefrologia.
Programa
Em outra frente de trabalho e com o objetivo de aumentar a expectativa de saúde do homem, reduzir os índices de doenças e incentivar a população masculina a procurar atendimento médico preventivo, a Secretaria de Saúde mantém em cinco unidades de saúde do município o programa Saúde do Homem – UBS Parque Industrial, UBS Jaguaré, UBS Santo Antônio, UBS Vila Toninho e UBS Vetorazzo.
Para marcar a consulta, o usuário do SUS pode ir até a unidade mais próxima de sua casa e solicitar o encaminhamento para o Programa de Saúde do Homem ou agendar o atendimento em qualquer uma das cinco UBSs participantes do programa.

Nenhum comentário: